O vereador Elias Emanuel (PSB), ingressou, nesta manhã, com dois indicativos à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para que o jornalista esportivo Flaviano Limongi, falecido no último sábado, seja homenageado com a denominação de seu nome ao Complexo Esportivo do Coroado, na Zona Leste, onde funciona hoje a mini Vila Olímpica.
O Complexo, que será construído pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus, deverá atender às necessidades de treino para as seleções futebolísticas que virão jogar em Manaus por conta da Copa do Mundo de 2014, haja vista que a capital amazonense é uma das 12 subsedes do Mundial. Os indicativos de Elias foram direcionados ao governador Omar Aziz (PSD) e ao prefeito Arthur Neto (PSDB), para que batizem de “Flaviano Limongi” o Complexo Esportivo.
Elias justifica que Limongi, em vida, foi um dos árduos defensores do esporte local, além de ser por muitas vezes, protagonista da história do futebol amazonense. Aos 16 anos de idade, o esportista foi chamado para defender a Seleção do Amazonas num confronto com a seleção paraense. “Não é hora para chorarmos, ma sim enaltecer a vida de alguém que tanto fez por Manaus”, defendeu o vereador.
Ao longo de sua carreira em defesa do esporte e, especial sua paixão pelo futebol amazonense, Flaviano Limongi fundou a Federação Amazonense de Futebol (FAF). O jornalista, juiz aposentado e esportista morreu na tarde do último sábado, dia 13, aos 86 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Beneficente Portuguesa.