O vereador Elias Emanuel (PSB), líder da oposição da Câmara Municipal de Manaus (CMM), usou a tribuna na manhã desta terça-feira (04), para sugerir à Prefeitura de Manaus que desenvolva uma campanha de conscientização e respeito às pessoas idosas na cidade Manaus, nos moldes da campanha “Estou na Faixa”. Ele propõe como slogan dessa campanha: “O assento preferencial é do idoso, respeite”.
Elias lembrou que no dia anterior houve uma audiência pública na Casa para tratar sobre o Dia Internacional do Idoso e o ponto de alerta das pessoas que participaram do evento foi exatamente os maus tratos dentro do transporte coletivo. “Os idosos reclamam dos acentos preferenciais, que são na frente e não são respeitados. Eles só sentam quando há consciência de alguém. Outro problema é na hora de descer do coletivo, porque quando o ônibus pára todos querem entrar e o idoso tem que descer e enfrenta uma dificuldade tremenda”, argumentou.
O parlamentar informou que a Comissão do Idoso, presidida por ele, vai realizar no próximo dia 17, uma Audiência Publica na Casa, para tratar do assunto. “Vamos chamar o SMTU, o Sinetran e os idosos para que a gente possa desencadear uma política de consciência de respeito na cidade de Manaus a pessoa idosa dentro do transporte coletivo. A gente precisaria ter uma campanha educativa nesse sentido para alcançar a mente da população e os rodoviários possam proteger as pessoas idosas dentro do ônibus”.
O vereador explicou ainda que a gratuidade do idoso no transporte coletivo não é de graça, uma vez que já está inclusa na planilha de custos na conta de quem paga a passagem.
Elias denunciou também que a Escola Municipal Ana Braga, no bairro de São Sebastião, até agora não iniciou o ano letivo de 2011.
“Parece que o ano letivo de 2011 só vai ser feito em 2012, coisa que eu não consigo entender. A obra de reforma da escola já vai fazer aniversário e está caminhando a passos de tartaruga”, criticou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vereador Elias Emanuel