O descaso quanto ao cumprimento de leis voltadas aos direitos dos idosos foi o principal debate da tribuna popular em homenagem ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, promovida pelo vereador Elias Emanuel (PSB), na manhã de hoje (28) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A data, que se comemora no próximo dia 1º de outubro, foi lembrada com muito fervor e reflexão pelos idosos presentes na tribuna, principalmente pela presidente do Fórum Permanente do Idoso, Darcy de Paula Modesto.
De acordo com a dirigente, o principal problema que a classe enfrenta em Manaus é o desrespeito aos idosos no interior dos ônibus do transporte coletivo e de veículos afins. Segundo Darcy, muitos ônibus hoje possuem os assentos preferenciais instalados na parte da frente, antes das catracas, o que dificulta o acesso e saída dessas pessoas e o que contribui para muitas humilhações físicas e verbais por quais eles sofrem.
“Foram entregues recentemente vários veículos novos, mas não foi olhado a problemática do idoso. Os assentos preferenciais continuam na frente e o motorista acaba não tendo visão suficiente para que o idoso entre pela parte traseira do ônibus”, disse Darcy.
Ela informou que muitos idosos são discriminados dentro dos ônibus, que sofrem agressão verbal, além de muitas vezes não terem respeitado seus direitos de sentar nos lugares destinados a eles.
A feirante Maria Doralice Castro da Silva, de 69 anos de idade, contou que recentemente sofreu uma agressão verbal tão forte no interior de uma lotação no bairro Jorge Teixeira, etapa 4, Zona Leste, onde mora, que a afetou psicologicamente e a tirou do trabalho por mais de 15 dias. “Fiquei tão nervosa da forma como me trataram que não tive mais cabeça para trabalhar. Nós, os idosos, estamos encurralados com tanta violência e desrespeito aos nossos direitos”, lamentou.
Para tratar sobre o tema dos direitos do idoso no transporte coletivo, o vereador Elias Emanuel vai realizar no dia 17 de outubro, no seio da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso, a qual é presidente, uma audiência pública com as presenças de Marcos Cavalcante, diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), de representantes do Sinetran e de organizações da 3ª idade.
“O maior problema não é a ausência de leis, mas o desrespeito delas. É uma vergonha não ter nenhum fiscal nos terminais de ônibus para orientar os idosos em relação às filas de ônibus”, argumentou o parlamentar.
Além do transporte coletivo, Darcy enumerou outros problemas que os idosos enfrentam, como o acesso ao atendimento de saúde e nas filas preferenciais em supermercados, bancos e qualquer outro estabelecimento que se utilizem de filas.
Da assessoria do vereador Elias Emanuel.