Vereador quer saber andamento das obras para a Copa do Mundo 2014 A três anos para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e apenas dois para a Copa das Confederações, que vai ter o Brasil como sede e Manaus uma das 12 subsedes, as obras de infraestrutura na cidade ainda estão muito tímidas.
Preocupado com o tempo que se esgota, o vereador Elias Emanuel (PSB), protocolizou um convite ao governador Omar Aziz (PMN), estendendo também ao Comitê Gestor da Copa, representado pelo presidente Miguel Biango, para que possam ir à Câmara Municipal de Manaus (CMM) expor sobre as obras que estão acontecendo na cidade por conta do evento.
Elias, que é líder do PSB na Casa Legislativa, chamou a atenção também para a participação da Prefeitura de Manaus nas obras que lhe cabe. Ele observou a ‘ausência’ do Poder Executivo Municipal nessas discussões. “Não vi, por exemplo, a presença do prefeito da cidade e do secretário de obras municipais nas visitas que técnicos da Fifa e do ministro dos Esportes, Orlando Silva, realizaram à cidade nos últimos dias”, comenta o vereador.
Ele questiona a prefeitura, que lançou essa semana um novo projeto de transporte, para saber aonde é que “coaduna” esse modelo com o Bus Rapid Transit (BR), que é o projeto viário municipal previsto para a mobilidade urbana para a Copa do Mundo e também com o Monotrilho, previsto pelo Estado. “Onde se encontram? Tenho observado que a prefeitura está muito interessada na renovação da frota de ônibus, mas não estou vendo nenhuma linha de contato entre o BRT e Monotrilho”, disse o parlamentar.
Os vereadores Luiz Alberto Carijó (PTB) e Marcell Alexandre (PMDB) fizeram um aparte em favor dos questionamentos de Elias Emanuel e, inclusive sugeriram que uma comissão de vereadores fosse até o governador para solicitar informações detalhadas a respeito do andamento das obras pró-Copa.
Elias Emanuel também apresentou uma proposta à Mesa Diretora da Casa para a criação, no âmbito da Câmara, de uma Comissão Técnica Especial para Acompanhamento das Obras da Copa.
Da assesoria do vereador Elias Emanuel.