O vereador Elias Emanuel (PSB) ingressou com uma representação, no final da manhã de ontem (23), ao procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Francisco Cruz, pedindo a atenção do órgão em três áreas de risco localizadas nos bairros Petropólis e Japiim, zona sul de Manaus.
A rua 12 com a Bernardo Michiles e a rua Nossa Senhora da Conceição, em Petrópolis e também a rua principal da comunidade Santa Luzia, no Japiim, apresentam voçorocas de grande risco aos moradores do local, além de muito lixo sem nenhuma contenção.
Na comunidade de Santa Luzia, por exemplo, moram mais de duas mil pessoas e em 2008 houve um desmoronamento com perdas de muitas casas no local. O morador Manoel Laércio de Souza disse que tem medo que aconteça alguma tragédia com esse período de chuva.
“Continuo morando aqui porque não tenho opção, mas tenho medo que aconteça o mesmo em 2008, quando houve deslizamento de terra e meu filho perdeu a sua casa”, disse o morador.
Para o morador do beco Nossa Senhora da Conceição, Daílson Cardoso de Oliveira, a maior tensão de quem mora naquela localidade é quando anoitece, principalmente quando está chovendo. “Temos muita preocupação com esse barranco, de deslizar em cima de nossas casas”, acrescentou.
Essas três áreas de risco não estão inclusas nas 33 mapeadas pela Defesa Civil Municipal e nem nas localidades apontadas por uma liminar da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa).