Depois de dois dias de negociações e reuniões secretas, os vereadores entraram em consenso em relação às comissões e firmaram acordo entre blocos. O líder do bloco partidário ligado à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Elias Emanuel (PSB), recuou da disputa pela presidência da 3ª Comissão de Economia e Finanças em favor da governabilidade, conforme decisão do grupo após exaustivas discussões.
A formalização dos nomes e eleição das presidências das comissões técnicas deve acontecer na próxima segunda-feira, durante sessão plenária. Mas, de antemão, o bloco liderado por Elias Emanuel entrou em consenso que irão presidir dez comissões: a de Constituição e Justiça (Mário Frota), Educação (Joaquim Lucena), Transporte (Jaildo dos Rodoviários), Serviço Público (Socorro Sampaio), Comissão de Ética (Dr. Modesto), Defesa dos Direitos das Crianças e do Idoso (Elias Emanuel), da Mulher (Lúcia Antony), Legislação Participativa (Waldemir José), Patrimônio Histórico (Elói Abreu) e Meio Ambiente (Ademar Bandeira).
O grupo de sustentação do prefeito Amazonino Mendes (PTB) deve ficar com nove comissões, incluindo a de Finanças que terá o ex-presidente da Casa Legislativa, o vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), como dirigente máximo. Com o recuo, Elias deverá ser confirmado como vice-presidente desta comissão e também presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Idoso.
A intenção do parlamentar, atuando na presidência dessa comissão, é realizar um trabalho de campo com lideranças e conselhos municipal e estadual da Criança e do Idoso, a fim de levá-los para dentro das discussões do Legislativo Municipal.