Líder do PSB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Elias Emanuel se posicionou contrário, nesta manhã (15), ao recesso branco na Casa durante o período eleitoral, que deve se intensificar no segundo semestre deste ano.
Ele defendeu que os 38 vereadores trabalhem normalmente até o último dia que antecede às eleições e, lembrou que em 2010, ano eleitoral, a Câmara não adotou o recesso branco e, ainda assim, conseguiu eleger três deputados estaduais. “A presença do vereador é algo elementar à sua função, pois fomos eleitos para estarmos presentes e não ausentes”, observou o parlamentar.
A postura de Elias vai contra ao defendido pelo colega Hissa Abrahão (PPS), que propõe que os vereadores façam um “esforço concentrado até junho” para os trabalhos legislativos. O pessebista lamentou a ausência de Hissa do plenário para que pudesse defender seu ponto de vista.
Na visão de Elias, a adoção do recesso branco por parte da Casa somente contribui para fragilizar cada vez mais a figura do parlamento e do parlamentar. Além disso, pontuou, a cidade não para neste período, o que reforça a atuação do trabalho parlamentar no plenário da Câmara. “O fato de um vereador estar candidato à reeleição é um processo natural e, o recesso branco, somente fragiliza o parlamento. Há que se manter o calendário de trabalhos, independente de tudo”, frisou.