O ponto de partida do livro é a capacidade manipuladora, tanto da publicidade comercial quanto da propaganda eleitoral.
Outro tema polêmico esquadrinhado é o papel dos marqueteiros, destacado no título da 16ª lição: “do cuidado com os marqueteiros”. Amaral antecipa o fracasso de 2018 ao relembrar que na campanha de 2006 os marqueteiros de Alckmin resolveram mudar o nome do candidato para “Geraldo” – e a história se repetiu, de forma ainda mais dramática.
Um pouco do pós-outubro/2018 está no registro da clara intervenção política da “Lava-jato” no ensaio “Considerações sobre a operação Mani pulite”, do então juiz Sérgio Moro.
Para compreender o outubro de 2018 e os próximos – 2020, 2022…… – clique AQUI para a versão digital ou a impressa do Eleições & Propaganda (Como funcionam em 16 lições e mais uma). ,ou clique na imagem abaixo.
Roberto Amaral
Roberto Amaral é escritor e ex-ministro de Ciência e Tecnologia