Quando vi a matéria em A CRÍTICA informando que o senador Eduardo Braga ia pedir à Presidente Dilma uma Zona Franca para o Pará para acalmar o senador do PSDB paraense Flexa Ribeiro fui ao Google e digitei os nomes dos dois.
Veio uma matéria do Diário do Pará ilustrada por uma foto dos dois senadores em audiencia com a Ministra Miriam Belchior. Li o texto, que vou republicar logo abaixo, e vi que o nosso senador tinha virado o 4º senador pelo Pará. Quando vocês lerem, constatarão o que digo.
Peguei essa foto para ilustrar a matéria sobre a Zona Franca do Pará, exatamente como uma pegadinha. Em momento algum nos dois post está dito que aquela reunião era sobre a criação da Zona Franca no Pará. Ele ficou calado no primeiro e no segundo dia, mas no terceiro caiu na pegadinha dizendo que a foto era de outra reunião.
Agora leiam o que o senador Eduardo Braga foi fazer juntamente com o senador Flexa Ribeiro perante a Ministra Miriam Belchior pela transcrição na íntegra da matéria do Diário do Pará, aliás de propriedade da família de outro senador pelo Pará, Jader Barbalho:
Governo anuncia obras da hidrovia do rio Tocantins
Quinta-Feira, 22/03/2012, 19:28:44 – Atualizado em 22/03/2012, 21:33:11
![Governo anuncia obras da hidrovia do rio Tocantins (Foto: ) Governo anuncia obras da hidrovia do rio Tocantins (Foto: )](file:///C:/Users/Serafim%20Corr%C3%AAa/Desktop/Diario%20Online%20-%20Governo%20anuncia%20obras%20da%20hidrovia%20do%20rio%20Tocantins_arquivos/destaque-193568-02.jpg)
O pronunciamento da última semana foi mais um entre vários feitos desde agosto de 2011, quando foi divulgada a informação de que a obra de derrocamento do Pedral do Lourenço havia sido retirada do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
Também desde 2011, o Governo do Estado mobilizou a bancada paraense em torno do tema e foram realizadas duas reuniões em Brasília, no Ministério dos Transportes e no Ministério do Planejamento. “O governador Simão Jatene liderou toda essa mobilização. É uma vitória, sobretudo, de todos os paraenses”, disse Flexa Ribeiro.
Além do derrocamento, a Ministra Miriam Belchior informou ainda que o Governo Federal também irá realizar a dragagem do rio Tocantins. A obra também é necessária para permitir a movimentação dos comboios de grande porte, tanto à montante da barragem de Tucuruí próximo à Marabá, como à jusante da barragem, principalmente na época de níveis mínimos de água liberada, quando se faz necessária a navegação pelo canal principal do rio Tocantins.
“Entendemos que as obras são importantes não só ao Pará, mas também para outros Estados e ao Brasil. Por isso, analisamos o caso, foi feita uma reavaliação e iremos tocar as obras”, disse a Ministra Miriam Belchior.
Também na reunião com os senadores Flexa Ribeiro e Eduardo Braga, a ministra Miriam Belchior agendou para meados de abril uma nova audiência com o Governador do Pará, Simão Jatene. No encontro, serão tratados outros investimentos no Estado, especialmente a construção do Porto Intermodal de Marabá. “É uma obra de vital importância para o pólo industrial em desenvolvimento na região”, destacou Flexa Ribeiro.
Segundo o senador Flexa Ribeiro, a notícia confirmada pelo Ministério do Planejamento evidencia maturidade da bancada e o empenho do Governo do Estado. “Deixamos de lado as diferenças partidárias e todos atuaram em conjunto, somando forças. Em vários outros assuntos do Estado temos desempenhado esse papel e atuado dessa forma. É uma conquista em que todos tem sua parcela. E quem ganha com isso são todos os paraenses”, destacou Flexa.
Para Flexa Ribeiro, a informação acaba com dúvidas que surgiram acerca da efetiva implementação da Alpa (Aços Laminados do Pará), a siderúrgica da Vale, em Marabá. “Agora, a Vale não tem mais desculpas. Tem o dever e a obrigação de acelerar a obra da siderúrgica e concretizar esse sonho de todos os paraenses e tão importante para a região e nosso Estado”, disse Flexa. (As informações são de assessoria).”
Após a leitura, digam-me, o senador Eduardo Braga é ou não é o 4º senador pelo Pará?