JORNAIS E INTERNET!
Trechos de longa matéria no La Nacion de domingo.
1. “O panorama é inquietante: a média diária de exemplares vendidos nos EUA caiu de 62 milhões a 49 milhões desde que há 15 anos a Internet foi se tornando acessível a todos. Uns cem jornais pararam de imprimir em papel. No mesmo período o número de leitores de jornalismo digital nos EUA subiu de zero e 75 milhões. A fuga da publicidade, o sangue comercial do jornalismo em papel, reduziu os lucros de maneira drástica o que gerou grande quantidade de demitidos (uns 15 mil nos EUA em 2008), isso para não falar nas pré-aposentadorias”.
2. “O ex-diretor de redação do Washington Post, hoje a cargo de investigar fórmulas digitais para reinventar o negócio do jornalismo, destaca o grande paradoxo que atravessa a imprensa mundial: – Vivemos uma época horrível para os jornais, mas uma idade de ouro para o jornalismo. Os sítios da Internet dos grandes jornais diários registram um enorme crescimento do numero de leitores. ”
3. “Juan Luis Cebrián, presidente do Grupo Prisa (dono do El País da Espanha), registra importantes diferenças geográficas ligadas a maior ou menor penetração da Internet. Mas o que se observa na imprensa anglosaxã deve servir de aviso para o resto das sociedades avançadas. A seu juízo as duas plataformas vão coexistir no futuro, com suas particularidades. Assinalou Cebrián: – A tendência é supor que o jornal impresso vai mais e mais continuar sendo reservado a uns poucos”.