Do PORTAL d24am:
Jornal, inaugurado em 1985, cresceu e se transformou numa rede multimídia de comunicação
Da Redação / portal@d24am.com
Manaus – O DIÁRIO DO AMAZONAS completa, neste domingo, 30 anos. Ao longo de sua história, vem ampliando sua audiência e mantendo-se como referência no mercado de notícias do Amazonas. A empresa se desenvolveu e, hoje, tem uma grande e crescente audiência com os lançamentos, ao longo dos anos, de seus novos produtos nas mídias impressa, online e televisiva.
“Hoje só temos a agradecer. Ao longo desse tempo, leitores, internautas e telespectadores nos deram a honra de nos escolher como uma referência de credibilidade e esse é o nosso maior bem”, disse o vice-presidente da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC), Cyro Batará Anunciação, que aproveitou para agradecer a todos que colaboram, direta e indiretamente com o sucesso da empresa.
Cyro informou que, ao longo do ano de aniversário de 30 anos da empresa, leitores, internautas e telespectadores terão novidades, como novos sites de notícias, programas televisivos e visuais mais modernos ainda nos veículos impressos. “Estamos buscando nos manter no padrão das exigências de nossa grande audiência, em todas as plataformas”, disse.
Além do DIÁRIO, a RDC tem o jornal impresso de maior circulação do Estado, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), o DEZ MINUTOS, e o portal de notícias online entre os de maior audiência regional, o D24AM. Na televisão, o recém-lançado programa DEZ MINUTOS NA TV tem audiência crescente.
Primeiro a oferecer edições inteiramente coloridas e seguro de sua aceitação no mercado, o DIÁRIO foi pioneiro novamente e se filiou ao Instituto Verificador de Circulação (IVC), que audita a circulação dos maiores jornais do País, passando a ser o primeiro veículo impresso da região a ter a sua tiragem atestada. Em maio de 2009, lançou o formato berliner, com fácil leitura, preço acessível e vantagens para o mercado publicitário.
Cross mídia
O diretor comercial da RDC, Fernando Paraíso, destaca que o objetivo da empresa é buscar, de forma contínua, a inovação, com a criação de novos formatos, projetos e ações de mercado.
“A RDC busca estar presente em todas as plataformas midiáticas, visando proporcionar o melhor pacote cross mídia de investimento publicitário, seja no meio impresso, web ou televisivo, tendo sempre uma opção que se adéqua à necessidade do mercado publicitário”, disse.
O jornalista Sérgio Bártholo, diretor de conteúdo dos produtos da RDC, disse que o ano de aniversário será de aprimoramento da busca diária pelo bom jornalismo. “No meio à imensidão de informações e opiniões propiciadas pela internet e as redes sociais, procuraremos, como sempre, ser uma referência de credibilidade, sem ter a pretensão de sermos os únicos, buscando alcançar, todos os dias, a relevância do bom jornalismo, em todas as mídias”, disse.
Posicionamento
O editor-executivo do DIÁRIO, Cleber Oliveira, lembra que, nos seus 30 anos, o jornal passou por mudanças gráficas e de editorial que atenderam uma necessidade do leitor por informação de qualidade. “Isso possibilitou adaptar o jornalismo aos novos tempos, não apenas com o noticiário regular, mas com posicionamento político frente aos fatos. Afinal, a imprensa é, de certa forma, uma caixa de ressonância da sociedade”, disse.
Cleber também disse que as transformações que o jornal experimentou até aqui representam uma lição para os desafios que se impõem à imprensa. “A mobilidade dos meios de comunicação e a instantaneidade do noticiário exigem um jornalismo mais crítico e menos apegado apenas ao factual”, acrescentou.
Pioneiro no jornalismo online no Amazonas e há 14 anos no staff da RDC, o editor-executivo do D24AM, Dante Graça, destacou que a empresa passou por transformações e conquistas proporcionadas pelo empenho de cada colaborador ao longo dos seus 30 anos. “Me sinto privilegiado por poder ver a transformação pela qual passou a empresa, saindo de um jornal de circulação reduzida para ter, entre seus produtos, dois jornais, um portal de notícias e uma televisão”, disse.
Ele destacou a importante contribuição trazida pela parceria entre os profissionais mais jovens, sempre antenados às novidades do mercado, e os profissionais mais experientes. “Esse frescor da juventude traz elementos determinantes para que seja construído um futuro tão brilhante quanto os 30 anos de história já vividos”, afirmou.
Posicionamento
Editora-executiva do DEZ MINUTOS, a jornalista Vládia Rachel afirma que, ao longo dos últimos 30 anos, a RDC passou por transformações fundamentais para que fosse possível cumprir a sua principal missão: oferecer à população uma informação de qualidade.
“Caracterizado, inicialmente, por notícias voltadas exclusivamente a temas de segurança pública, o DIÁRIO migrou do formato standard para o berliner, seguindo uma tendência mundial e passou a se destacar no mercado com importantes e históricas reportagens relativas à Polícia, Economia e Cidades”, lembrou. Para o futuro, Rachel afirma que a RDC seguirá na missão de levar informação de credibilidade a diversos públicos e segmentos.
Para o editor-executivo da RECORD NEWS MANAUS, Arnoldo Santos, hoje, a RDC proporciona para sua audiência a possibilidade de acessar conteúdo no DIÁRIO, ter acesso à mesma informação, de forma mais resumida, com o DEZ MINUTOS e, de maneira mais rápida e dinâmica, com o D24AM, além de acesso ao noticiário nacional, internacional e local na TV RECORD NEWS MANAUS.
“A RDC é uma grande alternativa de conteúdo bem produzido e distribuído na medida certa para seu público”, disse.
Comentário meu: Parabéns aos amigos que fazem o DIÁRIO DO AMAZONAS. Meu abraço ao Batará, D. Val, Cyro, Serginho e todos que fazem o DIÁRIO e os demais veículos no seu dia a dia. Parabéns.