Desembargadora Graça Figueiredo lança o livro “Comarcas do Amazonas” no dia 20

Do site do TJAM:

A desembargadora também registra na obra que ser magistrado em comarca do interior do Amazonas é uma profissão de amor ao próximo.


A desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), vai lançar um livro sobre as Comarcas do interior do Estado na próxima quarta-feira (20). O lançamento será 19h, na livraria Valer, que funciona na avenida Ramos Ferreira, Centro de Manaus, e cataloga todas as Comarcas do Poder Judiciário amazonense, retratando a árdua tarefa de se fazer justiça no maior Estado brasileiro, o Amazonas.

A magistrada destacou na obra a organização judiciária e a realidade das Comarcas do interior, a composição do Tribunal de Justiça, suas sedes, fóruns, além de aspectos históricos e dados atuais como localização e nomes dos juízes de cada Comarca.

“Pelo tamanho do território e a dificuldade de logística, não seria exagero dizer que é quase impossível levar justiça a cada palmo de chão do território Amazônico”, disse a desembargadora, enfatizando na obra que, ser um magistrado em Comarca do interior do Amazonas, é uma missão de amor ao próximo. “O livro tem ainda o intuito de incentivar os jovens advogados a abraçar a magistratura como profissão”, acrescentou.

Sobre a autora

Maria das Graças Pessoa Figueiredo é amazonense, nascida em Manaus. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, teve acesso ao Tribunal de Justiça, por concurso, em 1979. Exerceu a função de juíza de Direito em diversas Comarcas do interior do Estado. Promovida para capital em 1982, atuou em Varas Criminais e Cíveis de Manaus. Foi a primeira mulher a ser juíza do Tribunal do Júri no Estado do Amazonas.

Tomou posse do cargo de desembargadora em 2004. Foi coordenadora geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Amazonas. Também exerceu a função de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE/AM). É  autora dos livros “Recorrendo à Justiça: Conheça seus direitos” e “Senhoras da Justiça – A trajetória das Mulheres no Poder Judiciário”.

Com informações da Livraria Valer