Deputados promovem Sessão Especial em homenagem ao Dia do Economista

Acontece às 11h desta quarta-feira (12), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Economista. A autoria do evento comemorativo é do deputado José Ricardo Wendling (PT), juntamente com os deputados Serafim Corrêa (PSB) e Josué Neto (PSD), para homenagear todos os economistas do Amazonas.

No dia 13 de agosto de 1951, foi sancionada a Lei n.º 1.411, que passou a regulamentar o exercício profissional do economista. Somaram-se a esta lei o Decreto nº 31.794, de 17 de novembro de 1952; a Lei nº 6.021, de 3 de janeiro de 1974; a Lei nº 6.537, de 19 de junho de 1978; e a Lei nº 6.206, de 7 de maio de 1975. É este conjunto legal que regulamenta a profissão de economista no Brasil.

No Amazonas, este profissional também é valorizado, a começar pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) da 13ª Região-AM, autarquia federal criada pela Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, para registrar, disciplinar e exercer a fiscalização das pessoas físicas e jurídicas que atuam no campo profissional do economista.

De acordo com José Ricardo, que também é economista, ex-presidente e ex-conselheiro do Corecon, essa é uma justa homenagem a todos os economistas que, muitas vezes, são vistos como o profissional das crises, destacando-se no mundo global e instantâneo contemporâneo por sua formação holística, mas que, na verdade, são profissionais do bem-estar social, sendo intérpretes da sociedade e colocando-se também como importantes agentes de transformação da própria sociedade.

“E a atuação do economista na região assume proporções ainda maiores, uma vez que necessitamos com urgência de novas alternativas econômicas além da Zona Franca de Manaus, utilizando as riquezas da biodiversidade da Amazônia e desenvolvendo a economia regional”, declarou.

Para essa Sessão Especial foram convidados, dentre outros órgãos e entidades: Conselho Regional de Economia (Corecon), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL/Manaus), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae),Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas  (Ciesa), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de vários economistas do Estado.

Texto: Assessoria da Aleam