Por Célia Patrícia, do Grupo Folclórico Unidos dos Palmares
No Amazonas temos Boi Bumba, Festival de Ópera e de Cinema, espetáculos teatrais todos os anos em nosso estado, que não tínhamos em épocas atrás, mas alem dessas atividades o povo também precisa de espaços para desenvolver sua cultura local, e ate mesmo ter como levar seu trabalho a população. Para isso precisamos de espaços culturais para o desenvolvimento dessas atividades e assim ajudar fazendo nosso trabalho social.
A cultura também é um meio de transformação social, as danças folclóricas, os grupos teatrais, os grafiteiros e outros, todos tem o seu espaço dentro da sociedade, mas é preciso de mais, mais incentivo para que possamos nos sentir valorizados e de querer sempre mostra mais, incentivar ao jovens, sempre lembrado que podemos sim mudar nosso país afinal de conta somos o futuro da nossa nação, mas para tanto precisamos de um presente em que o jovem seja valorizado, através da cultura, do lazer, do esporte.
O incentivo a cultura precisa se melhor distribuído e discutido com a sociedade, assim o seu destino será feito de forma correta e coerente, tendo como foco toda população e não uma parte dela.
Precisamos apoiar os movimentos culturais como um todo.