Por Marcelo Ramos:
Estou me preparando para correr uma maratona (42km). A preparação tem me dado lições pra vida.
No último sábado meu treino exigia, pela primeira vez, 32km de corrida. Acontece que dormi mal na sexta. Uma dor de garganta que me persegue e a insônia decorrente da ansiedade sempre que planejo um longo percurso só me deixaram dormir as 23h e ainda me acordaram as 2:40 da manhã, quando não mais consegui pegar no sono.
Mesmo cansado e um pouco indisposto, decidi levantar as 5h e encarar o treino, mas já sem a convicção de que enfrentaria os 32km.
Sai de casa com o dia ainda por clarear. Parei numa loja de conveniência para comprar água e ali encontrei a cena que precisava para enfrentar o meu treino, mesmo diante das dificuldades da dor de garganta e de uma noite muito mal dormida.
Quando desci no posto, por volta de 5:30 da manhã e com o dia clareando, três garotos de pouco mais de 20 anos fumando e bebendo uma garrafa de vodka. Certamente para eles a noite ainda não havia acabado e sairiam com um deles dirigindo.
Fui tomado pelo medo do que poderia acontecer com aqueles jovens quando por fim decidissem voltar pra casa. Um capotamento, um acidente com vítima, uma improvável prisão por uma blitz da Lei Seca e, certamente, uma ressaca danada no outro dia.
Não sei o que aconteceu com eles. Mas sei que esse temor fez-me refletir sobre o tempo em que eu estaria no lugar deles, e assim, dar ainda mais valor aos novos tempos que vivo. Fez-me também ter a certeza de que cumpriria os meus 32km de corrida.
Durante a corrida, quando quis fraquejar, lembrei daqueles três jovens e do que poderia acontecer com eles. Pensei no que poderia ter acontecido comigo no passado. Pedi a Deus que ilumine os passos dos meus filhos. E segui em frente!
Cumpri meus 32km de corrida em 4:04h!
Dizem que correr agora é moda. Que bom! Houve época em que moda era fumar, beber e usar drogas.
PS. Dedico esse artigo aos meus companheiros de corrida. Em especial, ao querido Pedrão, que está em tratamento em Brasília, mas certamente, em breve, estará de volta conosco na pista e no asfalto!