Do Ex-Blog do ex-Prefeito Cesar Maia, hoje:
1. Foi de 3 anos e meio o período entre o início da obra do Engenhão e a entrega para o jogo de estreia. Uma área livre, onde as únicas dificuldades foram desarmar um galpão tombado, transferir trens fora de uso e uma linha de abastecimento de água. Um estádio de 45 mil pessoas, que pode ser ampliado para 60 mil, obedecendo as normas técnicas da FIFA e do COI, no caso da pista de Atletismo. Agora, partindo de janeiro de 2010, até janeiro de 2013 (estádios prontos para a Copa das Confederações em junho), temos 3 anos cravados.
2. Na coluna Panorama Esportivo (Globo, 29/08), JL. Rodrigues e M. Fonseca voltam a alertar para os atrasos e lembram que a FIFA deu datas firmes, e cidade que não cumprir, perde o mando dos jogos e será substituída por outra já selecionada. Por exemplo: se são 12 cidades e 2 não cumprem, passam a ser 10. Na coluna, informam que “as plantas de cada estádio tem que ser enviadas até sexta-feira, 04/09. No início desta semana vence o prazo para o estudo sobre viabilidade econômica, e em fevereiro de 2010 as obras devem estar licenciadas para pronta execução.
3. E citam o presidente da CBF: “O não cumprimento desse cronograma poderá levar a desqualificação da cidade-sede pela FIFA”. Os estádios questionados foram Morumbi (que terá que refazer o projeto), Cuiabá e Manaus (ajustar os projetos) e Rio, pela lentidão da conclusão da licitação para a concessão do estádio e parcerias.
4. Os atrasos e problemas para 2014 afetam a credibilidade para JJOO-2016.
Seria uma vergonha muito grande para o povo manauara. Seria como dizer que os manauaras são incompetentes e não tem capacidade de cumprir as promessas. Humilhação.
Temo que Manaus perda o direito de ser sub-sede da copa de 2014, ainda mais depois que foi apresentada a proposta para solucionar o problema de transporte coletivo da cidade, os corredores de ônibus já conhecidos do povo do Manaus os famigerados e ineficientes Expressos que nunca foi e nunca será solução de transporte de massa da população e que sem duvidas também será reprovado pela FIFA. A atual admistração da Prefeitura de Manaus não consegue nem solucionar o problema da venda de passes aos estudantes, os ônibus que circulam na cidade de Manaus atualmente são verdadeiras bombas volantes prestes a explodir a qualquer momento. A nossa internet para ser ruim ainda precisa melhorar muito é cara, lenta e de difícil acesso. Em fim precisamos de competência dos nossos administradors para não perder-mos a copo de 20014.
Temo que Manaus nao consiga alcancar os prazos, as decisoes politicas em detrimento dos motivos tecnicos, deixam bem claro e caro os quanto ja erramos.
Cito por exemplo :
Transporte – as paradas de onibus em curvas ou mal posicionadas, so para atender as necessidades dos shoppings centers.
Fluxo de veiculos – Lugares que tem placa de proibidio estacionar, mas que ninguem multa ou recolhe os carros. Ex em frente da UEA da Djalma Batista entre outras.
Engenharia de Transito – A esquerda que e a via mais rapida, tem as famigeradas paradas de “Extresso” ou tem as curvas como por exemplo a entrada da Djalma Batista para o Av. Pedro Texeira. Resultado, afunilamento da Djalma Batista e engarrafamento.