A atual administração municipal tem adotado como regra atribuir a culpa pelos próprios erros à minha administração. Óbvio que isso nunca pegou e pega menos agora. Hoje, porém, uma novidade: o sub-secretário de Limpeza Pública, o popular Chico Mendes, reconheceu ao Blog da Floresta que o aterro sanitário, feito na minha administração, é coisa de Primeiro Mundo. Disse ele que está ficando mais próximo da recepção para poder atender ao grande número de pessoas, principalmente estudantes, que querem compreender melhor como ocorre o tratamento de lixo em Manaus, que é realmente de Primeiro Mundo.
Leia abaixo a íntegra da nota, transcrita do Blog da Floresta.
Chico Mendes nega atrito com Aparecido – Política – 23-Mar-2010
O subsecretário da Semusp Chico Mendes disse hoje ao BLOGdaFLORESTA que não há estremecimento entre ele e o secretário José Aparecido. A retirada de documentos de suas gavetas, como funcionários da prefeitura informaram, ocorreu porque Chico Mendes mudou de sala. ” Decidimos junto que era preciso em ficar mais próximo da recepção para atender ao grande número de pessoas, principalmente estudantes, que querem compreender melhor como ocorre o tratamento de lixo em Manaus, que é realmente de Primeiro Mundo” .
REALMENTE TEM QUE RECONHECER O QUE O SENHOR FEZ DE BOM A ESSA CIDADE, SÓ QUEM NAO QUER VER AS BOAS OBRAS DE SUA ADMINITRAÇÃO
E VAMOS EM FRENTE PARA A VITORIA PARA O GOVERNO DO ESTADO
Parabéns Sarafa, não tinha o maior noção de como era feito ratamento de lixo em Manaus.
abc
Já não era hora. Dos ultimos anos, não há dúvidas em relação à melhor administração. Agora o que falta, realmente é a população majoritária também ter esse conhecimento para parar de ser tão facilmente manipulada.
ILMO SR. SARAFA vossa senhoria fez um belo trabalho, bem como o dr. paulo faria e a dra. SUELY DÁRAUJO, (seus secretarios), estão de parabens pois sei que o que temos de bom agora na nossa cidade, e por que vossa senhoria nos deixou este legado de benfeitorias, muito obrigado vamos caminhando rumo ao governo do estadual. Vossa senhoria merece bem como nosso estado está precisando de homens HONESTO. PARABENNNNNNNNNNNS
Se não me engano o prefeito de Belém veio em Manaus para observar como estava sendo feito essa importante obra ambiental e social que foi feito na administração Serafim Correa.
Aliás. Prendem pessoas que fazem carvão, que plantam, que vendem madeiras, que pescam, mas os municípios do Brasil estão entre os maiores inimigos ambientais, pois não tem um sistema de recolhimento e tratamento do lixo urbano.
O lixo seletivo ainda é inexistente em 90% do Brasil. Parabéns, Sarafa pela importante obra que vc fez.
Sarafa, não se iluda com esse cara não!! O elogio dele não vale nada, ele não tem coração, e jamais vai elogiar algo que não seja de autoria dele. (Que por sinal nunca fez nada que preste) Até porque, não tem como ele dizer que pegou o Aterro uma bomba. Qualquer um em sã consciencia, veria que ele estaria mentindo. Se ele está elogiando agora, pode esperar que vem bomba!!! Ele acabou com a Semulsp, persegue os funcionários que votaram e você, etc… Fique com os “dois pés atrás” com esse cidadão!! Abra os olhos e espere por mais uma “porrada”!!!!
Se todos os governantes que tivessem passado pela prefeitura antes do Sr. tivesse uma visão ambiental como o Sr tem.Com certeza, o balneário da Ponte da Bolívia e a Cachoeira do Tarumã não estariam poluídos. Pois, antes o lixo era depositado num verdadeiro lixão a céu aberto, que causava perigo aos voos do Aeroporto e muitas pessoas catavam lixo, correndo o risco de doenças.O Sr. implantou centrais de Coleta Seletiva, pra beneficiar as famílias que antes catavam o lixo e se organizaram em cooperativas de reciclagem.Hoje,tais centrais de recolhimento de materiais recicláveis está desativada(Dom Pedro e Fórum Henock Reis).Hoje o antigo lixão é um aterro controlado, evitando que o chorume penetre no solo, contaminando ainda mais o lençol freático. Infelizmente, outros que passaram antes do Sr. não tiveram esta visão. Mas, agora já é tarde, os mananciais próximos a Manaus estão poluídos pelo descaso dos outros que nunca se preocuparam de fato com o Meio Ambiente.Pelo menos, sua administração procurou tratar o Meio Ambiente e as pessoas que viviam de catar o lixo com respeito!
Abraços de um ambientalista
Serafim, o Senhor não só estabeleceu um modelo de recuperação de lixões transformando-o em aterro dentro dos padrões normativos do país, como resolveu um dos maiores problemas que a cidade enfrentava em, pelo menos, 10 anos.
A área que hoje se encontra o aterro sanitário era impactante para os motoristas que trafegavam pela AM-010, era comum subir os vidros dos carros para não sentirmos o fedor que envolviam todos a bordo, em época de chuva todo chorume derramava pelas vias e contaminava os igarapés e lençóis freáticos das proximidades; existia o risco aviário com a proximidade do aeroporto internacional, colocando-o como um dos mais eminentes ao risco de colisão entre urubus e aviões; e, a situação de calamidade que encontravam-se mais de 200 pessoas, entre os quais várias crianças, que trabalhavam e/ou viviam no lixão em condições sub-humana.
Pessoalmente, considero que a obra de recuperação do Lixão da cidade uma das maiores obras socioambientais do Estado do Amazonas, uma pena que a população tenha trocado todo esse ganho pela péssima prestação de serviço de limpeza que é oferecida hoje na cidade. As ruas voltaram a estar dominadas por lixo e lixeiras clandestinas, as praças sem a minima condição de uso, os horários das coletas cada vez mais incertos. Uma pena!