Com sistema defasado, o município de Envira (distante a 1.206 km de Manaus) está atravessando um período de crise de abastecimento de água que, em alguns casos, deixa os moradores até cinco dias sem o serviço.
Diante da denúncia de moradores, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) fez um apelo, da tribuna da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), na manhã desta terça-feira, 5, para que a (Cosama Companhia de Saneamento do Amazonas) assuma o serviço, hoje de responsabilidade da prefeitura municipal.
“Recebi um vídeo que mostra a caixa d’água que atende o município de Envira vazando. Todos nós, deputados, recebemos reclamações dos mais variados municípios e o município de Envira reclama hoje a falta de água. Ao que sei, essa responsabilidade é do município, mas o Governo do Estado ainda tem a Cosama e essa concessionária tem prestado socorro a vários municípios do interior. Quero, daqui da tribuna, me solidarizar com o povo de Envira e pedir que a Cosama socorra o município, que está tendo dificuldades muito sérias quanto ao abastecimento de água”, apelou Serafim.
Morador do município, que preferiu não ter o nome identificado, relatou que a maior parte da cidade de Envira passa dias sem água. “Não há uma programação, aviso, informação. Passa quatro ou cinco dias sem água e aí volta. Depois vai embora novamente. São três caixas que abastecem a cidade, todas estão danificadas. Todas estão precisando de reparos. Atualmente, o sistema de água está abandonado aqui no Envira”, concluiu.
Na lista de bairros mais afetados pela falta de água, estão: Santa Rita , Portelinha e Cemitério Novo.