A imagem acima é do massacre da Praça da Paz Celestial. Ela é emblemática e simbólica. Vinte anos depois muita coisa mudou. A China promoveu a abertura econômica, mas aprofundou o fechamento no regime político.
Enquanto na economia o regime é cada vez mais aberto, na política a censura às comunicações é cada vez maior, inclusive, na Internet. Sobre o tema, transcrevo o interessante comentário da Miriam Leitão, em seu blog:
A tecnologia da informação a favor da democracia
A China mudou muito desde o massacre na Praça da Paz Celestial, há 20 anos. Foi uma tragédia, e então o regime endureceu. Para tentar conter manifestações, o regime também apostou num forte crescimento econômico.
Mas a repressão continuou. Se antes, eles usaram tanques para censurar, agora o regime comunista tenta enfrentar a tecnologia, tirando do ar sites da internet, blogs, twitters e outros meios de comunicação.
Por maior que seja a repressão, a tecnologia, vai, pouco a pouco, furando o bloqueio do governo chinês. O inimigo agora é a grande assembléia eletrônica que o mundo criou com a nova tecnologia. É a tecnologia da informação a favor da democracia.