Carta ao Gabriel

marceloramosMeu amado filho,

Dia 16 de maio foi seu aniversário de 13 anos. Nas nossas conversas percebo que você já está preparado para entender muitas coisas da vida, por isso, decidi escrever essa carta.

A correria da vida moderna nos afasta das pessoas que mais amamos. Eu, que escolhi a vida pública, sofro mais ainda com esse drama. Trabalho, reuniões, viagens, eventos sociais roubam o tempo que poderíamos estar jogando videogame (seu vício, rs), indo ao cinema, lendo juntos, fazendo suas tarefas da escola ou passeando por aí sem hora pra voltar. Isso muito me angustia.

Mas filho, de que adiantaria a nossa felicidade individual se o mundo ao nosso redor sofre, se a fome ainda atormenta grande parte do nosso povo, se a violência nos amedronta, se crianças, como você, ainda estão fora da escola ou são vítimas de violência doméstica e de exploração sexual, se jovens estão entregues à escuridão das drogas, se pais, como eu, não podem oferecer aos seus filhos uma boa escola, uma boa casa, boas roupas, boa alimentação e o sonho de um futuro digno, como eu e sua mãe, com sacrifício, oferecemos. Saiba que felicidade só é plena, quando é coletiva. Felicidade cercada de sofrimento é meia felicidade!

Filho, é a certeza de que faço da minha vida um instrumento de construção de um mundo melhor que me conforta nos momentos que estou distante de você.

Quero que você seja sempre um bom estudante, um apaixonado pela leitura, como você é, e que o conhecimento e a leitura possam fazer de você um jovem capaz de se indignar com as injustiças que assolam nosso povo e um agente de um novo tempo mais justo para todos.

Sua mãe, filho, fez muitos sacrifícios por você, seus avós sempre cuidaram de você com carinho e dedicação, por isso, merecem seu amor, seu respeito e sua tolerância.

Você está crescendo, aquele garotinho brincalhão, alegre, xodó de todos em casa, já é um pré-adolescente com responsabilidade com a escola e com o dever de cuidar bem da sua mãe e, em breve, será um jovem já pensando no futuro profissional, nos amores e nas paixões da vida. Desejamos que todos os seus passos sejam dados com honestidade, caridade e solidariedade com o próximo, só assim você encontrará o verdadeiro valor da vida.

Por fim, filho, você sabe que eu e sua mãe procuramos fazer o melhor pra você, amor não lhe falta e nunca lhe faltará.

Feliz Aniversário, Gabriel.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br