Caos no Trânsito II

(*) Marcelo Serafim

 Na semana passada escrevi sobre o quanto é desesperadora a situação das pessoas que dependem de mobilidade urbana em Manaus. O caos no trânsito, atrapalha a vida de quem depende exclusivamente de seu carro, mas especialmente daqueles que dependem do transporte coletivo que diariamente chegam mais tarde em suas casas.

Sabemos das dificuldades existentes para solucionar o problema, são 30 mil carros entrando anualmente em nossas ruas, sem que existam vias suficientes para eles. Por isso, é necessária uma ampla união, e aqui falo como opositor ao prefeito Amazonino, mas como um Manauara, consciente dos meus deveres e das minhas obrigações.

Gostaria de sugerir algumas mudanças no eixo Boulevard Álvaro Maia/Paraíba que a cada dia fica pior sem que nada seja feito. Minhas sugestões são:

  1. Desapropriar o canto da Rua Belém no sentido de quem vem do antigo Pronto Socorro da Unimed, fazendo uma direita livre.
  2. Alargar a Rua Paraíba do cruzamento da Rua Belém até a Rua Fortaleza;
  3. Construir uma esquerda livre na Rua Terezina e eliminar o sinal que trava todo o trânsito naquela área;
  4. Construir uma esquerda livre na Rua Fortaleza e eliminar o sinal, que trava o trânsito da mesma forma como acontece na Rua Terezina;
  5. Desapropriar parcialmente a frente do Carrefour e Manauara Shopping para que seja alargada a Avenida Paraíba e as paradas de ônibus, daquela área, removidas para este recuo;
  6. Retirar o canteiro central da Avenida Paraíba, com isso ganharemos mais uma via para o trafego e conseqüentemente minimizaremos o problema.

Essas sugestões partem de quem é adversário político do prefeito, mas que é consciente da necessidade de debatermos esse problema. As últimas obras que feitas em Manaus foram todas projetadas pelo ex-prefeito Serafim Corrêa e está na hora de olharmos para frente.

Até quinta!

 (*) Marcelo Serafim é presidente do PSB-AM