Organização do bloco anunciou o novo trajeto neste domingo, com detalhes sobre a programação, que, em 2013, contará com grupo de capoeira, maracatu e dois trios elétricos
Manaus – O Galo de Manaus desfilará no sábado de Carnaval (9) totalmente repaginado. A concentração do bloco será às 10h, na Avenida do Turismo, Tarumã, zona oeste, em frente a Copacabana Chopperia. A expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas.
A festa começará com a apresentação do grupo de capoeira do mestre Cacá Bonates e do Maracatu Eco da Sapopema. Em seguida, será a vez da Banda Oficial do Galo, com músicos da Casulo e da Official 80, assumir o comando do trio elétrico para exibir clássicos do frevo pernambucano como ‘Diabo loiro’, ‘Bicho Maluco Beleza’, Hino do Elefante de Olinda e Hino do Galo da Madrugada de Recife.
Neste ano, o bloco contará também com o reforço do Cauxi Eletrizado, formado por integrantes dos grupos Alaídenegão, Cabocrioulo e Os Tucumanus. “Serão dois trios na avenida e 12 horas de folia, teremos frevo até 22h”, garante Theo Alves, um dos organizadores que assina a produção do Galo de Manaus desde 2009. “Montaremos uma estrutura com bares e banheiros químicos em todo o trajeto, que se estende do retorno do Cemitério Tarumã até o Villas Country”.
Os frevolês estão disponíveis por R$ 30, na Bobs (Avenida Djalma Batista) e na Ótica Veja (Manauara Shopping e Manaus Plaza). A camisa personalizada dá direito a cinco fichas de bebidas (cerveja, refrigerante ou água) e acesso a uma área exclusica no Copacabana Chopperia.
Segundo Theo, um camarote para 400 pessoas será construído no canteiro central, mas o valor dos ingressos será anunciado na página do bloco no Facebook. “Na segunda-feira (4), teremos a última autorização para levar o Galo de Manaus para as ruas com conforto e segurança para os foliões”, comenta o organizador. “É importante ressaltar que a essência do bloco não se perde com a mudança. A tradição do Galo não está ligada ao lugar do desfile e, sim, a festa na rua, de graça, ao som do frevo numa forma de valorizar a cultura pernambucana”.
Theo adianta que, em 2013, a diretoria tem a proposta de criar a Fundação Galo de Manaus, para promover os costumes de Pernambuco, desde a gastronomia até uma escola de música.
O Galo de Manaus foi fundado em 2004, por um grupo de pernambucanos que resolveu colocar um carro de som
na rua para matar a saudade do maior bloco carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada de Recife. Em Manaus, até ano passado, o desfile aconteceu na Avenida Darcy Vargas, zona centro-sul.
Comentário meu: Corretíssima a decisão dos organizadores do Galo de levarem o desfile para a Avenida do Turismo. A Darcy Vargas ficou pequena para o bloco. Valeu. Estarei lá.