BILHETES & BILHETES

Os mais velhos têm uma vantagem: já viram filmes que os mais novos estão vendo pela primeira vez. Eu não sou tão velho assim, mas a minha geração viu todos os filmes relativos à Zona Franca de Manaus.

Ontem, o bilhete da Presidente Dilma para o Governador Omar, dizendo que nada aconteceria com a Zona Franca foi visto como uma novidade, mas não é.

Em 1969, há 42 anos, havia um banzeiro semelhante ao que vivemos agora. O Governador Danilo Areosa foi ao Rio de Janeiro falar com o Ministro Delfim Neto, o então todo-poderoso Ministro da Fazenda que lhe fez um bilhete que reproduzo abaixo registrando tratar-se de arquivo do saudoso Robert Daou.

Transcrevo o bilhete abaixo. Em seguida você vê o original.

Meu caro Governador Areosa:

Tenho a satisfação de comunicar a V. Excia. que não haverá qualquer limitação às vantagens fiscais concedidas à Zona Franca.

Conseqüentemente, dentro da orientação de S. Excia. , o Sr. Presidente Costa e Silva confirma que continua em pleno vigor o Decreto Lei 288/67.

Sem mais, um abraço do Delfim


Todos sabem o que aconteceu nos 42 anos seguintes ao bilhete do Delfim.

Portanto, nem original a Presidente Dilma foi. Apenas repetiu o gesto. E o que vai acontecer, entre a força do bilhete e a força da MP, todos sabem.

Aqui ninguém é criança.