Banco do Brasil anuncia plano para fechar agências e economizar R$ 750 milhões

Bruno Santos – 20.nov.2016/Folhapress
Agência do Banco do Brasil, na avenida Paulista, em São Paulo
Agência do Banco do Brasil, na avenida Paulista, em São Paulo

Do UOL, por TÁSSIA KASTNER, DE SÃO PAULO

Com o objetivo de tornar sua estrutura mais eficiente, o Banco do Brasil anunciou, neste domingo (20), um plano de reestruturação que deverá fechar agências e enxugar a estrutura administrativa do banco. A instituição também confirmou o plano de incentivo à aposentadoria de funcionários, esperado desde outubro.

Nessa reformulação, 781 agências de um total de 5.430 deixarão de existir —o que corresponde a 14%. Dos pontos fechados, 379 serão convertidos em postos de atendimentos, uma versão menor e mais barata de servir ao cliente. As outras 402 serão desativadas, somando-se a outras 51 agências que começaram a ser fechadas em outubro.

Em comunicado ao mercado, o banco diz que a rede de atendimento será reorganizada para adequá-la “ao novo perfil e comportamento dos clientes” e que não comprometerá a presença do BB nos municípios em que atua. As mudanças devem ocorrer ao longo de 2017.

A instituição tem hoje mais agências que seus concorrentes, incluindo o Bradesco, que soma 5.337 pontos após a incorporação do HSBC, em julho deste ano. O Bradesco fechou a compra do braço brasileiro do HSBC em agosto do ano passado.

Também serão enxugadas 31 superintendências regionais, e três diretorias serão extintas, com funções redistribuídas para outras áreas.

Com a reformulação, o Banco do Brasil espera economizar R$ 750 milhões, sendo R$ 450 milhões com a nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões com redução de gastos com transporte de valores, segurança e despesas com os imóveis.

As mudanças também devem permitir à instituição diminuir em quase 10 mil o número de funcionários, que hoje são 109 mil. Para isso, um programa de incentivo à aposentadoria será aberto.

O Banco do Brasil tem hoje 18 mil empregados que já poderiam ter deixado o mercado de trabalho, mas seguem na ativa. Eles terão até 9 de dezembro para aderir ao plano, e deverão receber um bônus de 12 salários, além de indenização por tempo de serviço —variando entre um e três salários.

Ainda assim, o banco seguirá com um quadro funcional amplo: Itaú tem hoje 82 mil funcionários, enquanto o Santander emprega menos de 50 mil pessoas. O Bradesco emprega 110 mil, considerando os funcionários que vieram do HSBC.

ATENDIMENTO DIGITAL

Os grandes bancos têm voltado o atendimento de clientes aos canais digitais.

Segundo o BB, 40% das transações bancárias já são feitas pelo smartphone, enquanto outros 27% são via internet banking.

A tendência é semelhante nos demais bancos. O celular já é o principal canal bancário do Bradesco, enquanto no Santander, celular e computador respondem por 65% das transações realizadas pelo correntistas. No Itaú, 70% das transações são feitas pelos canais digitais.

Outra iniciativa é a criação das agências digitais, com atendimento remoto.

O Banco do Brasil tem incentivado clientes de alta renda que já não usam as agências a migrar para esse modelo de serviço.

Essas unidades digitais atendem a 1,3 milhão de clientes, mas o banco espera que esse número salte para 4 milhões até o final de 2017.

O modelo de agência digital também está em implantação no Itaú, que levou para sua comunicação com o público a oferta de serviços digitais.-

Mudanças no Banco do Brasil

As mudanças devem ocorrer em 2017

O que será fechado

>> 781 agências, sendo que 379 serão convertidas em postos de atendimentos

>> 31 superintendências regionais serão fechadas

>> 3 diretorias, que terão funções redistribuídas

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O que fazer

>> A migração de clientes atendidos em agências fechadas será automática

>> Não haverá mudança de cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta

>>O banco vai comunicar a mudança via site, SMS, aplicativo para celular, caixa eletrônico, correspondências e cartazes nas agências

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Programa de aposentadoria

>> 18 mil funcionários que já poderiam ter se aposentado terão incentivo para deixar o banco

Comentário meu: Consequência do avanço do uso dos serviços digitais. Ainda bem que o alvo são funcionários que já têm tempo para se aposentar, o que significa dizer um prejuízo menor.