Os 50 anos da regulamentação da profissão de bibliotecário e a instalação do Conselho Federal da Biblioteconomia (CFB) foram celebrados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com uma Sessão Especial na manhã desta quarta-feira (22), através de requerimento do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).
Serafim Corrêa afirmou que o bibliotecário tem a responsabilidade de organizar as bibliotecas, sendo um “defensor” da cultura, conhecimento e da língua portuguesa e que a sociedade e, de modo especial os jovens, carecem de leituras e, em sua opinião, a popularização da comunicação pelas redes sociais, faz com que os jovens não falem corretamente o idioma. “Esse profissional é menos valorizado do que deveria ser; e entendo que a nossa sociedade vem dando menos importância para as nossas bibliotecas”, destacou.
O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-11), bibliotecário Jorge Hayder Araújo de Souza, lembrou que a profissão de bibliotecário foi criada no Brasil no ano de 1962, através da lei 4.084/62, e disse que é preciso refletir que a regulamentação foi uma questão de cidadania, já que implicou em garantias de direitos e deveres tanto para quem passou a organizar, ofertar e prestar os serviços de informação, que são os bibliotecários/bibliotecas, quanto a destinatária final, que é a sociedade.
A sessão foi presidida pelo deputado Belarmino Lins (PMDB) e durante a solenidade o presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD) e Serafim Corrêa entregaram uma placa em homenagem aos 50 anos da regulamentação da profissão ao presidente do CRB-11. O deputado Dr. Gomes (PSD), falou em nome dos deputados, saudando os profissionais e destacando a importância de seu trabalho para a sociedade.
Os deputados José Ricardo (PT), Alessandra Campêlo (PCdoB) e Bi Garcia (PSDB) também discursaram e externaram seu reconhecimento aos bibliotecários, Bi Garcia, inclusive, resaltou que enquanto prefeito do município de Parintins (369 km distante de Manaus em linha reta) conseguiu instalar três bibliotecas físicas naquela cidade, duas em zonas rurais e uma na sede do município, e nesta última instalou a “biblioteca digital”, conectada à Biblioteca Nacional e do Senado Federal. O deputado destacou essa iniciativa auxiliou os alunos da rede municipal, estadual e acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Tenho o maior reconhecimento pelo técnico, pelo profissional que é o bibliotecário”, finalizou Bi Garcia.
Estiveram presentes à Sessão, Jorge Hayder Araújo de Souza, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Amazonas (CRB/AM), Bernardo Monteiro de Paula, diretor presidente da ManausCult, representando o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB); Amanda de Queiroz Bessa, coordenadora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Charles Silva da Costa, diretor do departamento de bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura SEC), representando o secretário Robério Braga; Tenente Luis Silva, representando o General de Exército Guilherme Teófilo Gaspar de Oliveira, comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA); Jaqueline Ferreti Monteiro, diretora da Escola do Legislativo da Aleam; Joseliza Rezendo do Valle, assistente-chefe da seção de biblioteca da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT).
Texto: Assessoria do Deputado