Vejam esta nota do Blog do Noblat:
“Lula sacrifica Lessa para salvar Renan Calheiros
Pobre Ronaldo Lessa, ex-governador de Alagoas, candidato do PDT a uma vaga no Senado.
Foi chamado a Brasília, onde chegou esta tarde, para se reunir amanhã com Lula. E ouvir dele que seu destino é ser candidato ao governo – possivelmente para ser derrotado pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), candidato à reeleição.
Lessa tem uma eleição certa para o Senado – até seus adversários reconhecem. A outra vaga deverá caber à ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), líder das pesquisas de intenção de voto.
E aí que mora o problema.
Lula quer reeleger o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). E para isso deverá sacrificar Lessa.
Por que ele se deixará sacrificar?
Ora, perguntem a ele. Lula falou está falado para um monte de políticos que temos.
O PT alagoano será orientado por Lula a apoiar Lessa para o governo – mas para o Senado, não.”
MEU COMENTÁRIO
Conheço Ronaldo Lessa, ex-Prefeito de Maceió e ex-Governador de Alagoas, há mais de vinte anos. Grande companheiro, foi importante na refundação do PSB lá nos anos 80. Em Alagoas, sempre esteve em lado oposto a Collor e Renan Calheiros. Em 2003, saiu do PSB e foi para o PDT.
O quadro em Alagoas para o Governo hoje é Téo Vilela (PSDB) de um lado e Collor (PTB) de outro. Para o Senado, Heloisa Helena (PSOL) disparada, Ronaldo Lessa em segundo e Renan em terceiro.
Por que a entrada de Lula no cenário pressionando Ronaldo Lessa para deixar de ser candidato ao Senado com eleição certa para disputar o Governo com derrota certa?
Por dois motivos. O primeiro, salvar Renan Calheiros. O segundo, porque se Ronaldo Lessa não for candidato ao Governo o palanque de Dilma em Alagoas seria o palanque de Collor. Isso em Alagoas não tem a menor importância, mas uma foto nos jornais do sudeste de Dilma, Lula e Collor abraçados pegaria muito mal.
O Presidente Lula é um grande brasileiro com uma história muito bonita, cumpre um bom mandato como presidente, mas, convenhamos, ele não tem o direito de dispor da vida política dos outros.
A distancia, como amigo do Ronaldo Lessa, torço para que ele resista a essa pressão e siga o seu caminho. E de outro lado, que o Presidente Lula seja mais o Lula de outros tempos quando não estava no poder e respeitava os companheiros que sempre lhe foram fiéis, sem encantar-se por “novos” amigos que são amigos do poder e não dele.
É importante lembrar, prefeito, que o Renan precisa preservar seu mandato a qualquer custo, pois no dia em que ele perder a imunidade parlamentar provavelmente aparecerão algumas dezenas de processos contra ele e, quem sabe, um mandado de prisão.
Já pensou? Lula e Collor no mesmo palanque?? ia dar o que falar!!!
Não ficarei surpreso se o lula a dilma e o collor subirem no mesmo palanque… depois dessa do manoel ribeiro aceitar o cargo no implurb!!!
Quanto ao lula meter o nariz na decisão política de outros partidos ou candidatos e querer impor candidaturas, só o tempo vai mostrar quem ele realmente é.
Galo Cego
O importante é demonstrar que o PT é fisiologista. Desde a montagem do palanque até a decisão dos apoios e etc. Estão fazendo de tudo para eleger Dilma.
O candidato do PSDB ainda não foi para a briga, parece aqueles galos de briga que são cegos. Ficam no canto, carcarejam e não entram na rinha.
Galo Cego II
Vamos inserir nesta rinha outros partidos que participaram da sua gestão. Fizeram tudo o que podiam, até criar cargos por portaria. E ficaria no “canto”.
Acho que o próximo da conversa é o Ciro.
Esse RONALDÃO é um espertão
Lula quer imp
Lula quer impôr sua autoridade,com os demais partidos menores acreditando num projeto que não vai vingar(Dilma.)Penso que os partidos pequenos tem que se agigantar nesse processo, pois o poder de Lula vai até o dia 31.12.2010.O PMDB que o diga dentro de seus interesses,no meio desse processo pode passar para o lado do PSDB.
Lula só pensa no lado do PT e dos seus partidos e políticos amiguinhosos(BRAGA,RENAN, SARNEY,ALFREDO,OUTROS).No caso de manaus em 2008 havia 3 candidatos do Governo: Serafim,Omar,Amazonino. Pela lógica deveria apoiar quem já estava do governo, no caso Serafim.Se “isentou e não apoiou nenhum”,sabemos o que aconteceu.
Hoje,sabemos praticamente que ele vai apoiar um candidato ao governo do Amazonas,talvez Alfredo.
Dois pesos, duas medidas,ao interesse do momento.
Daniel Costa.
Sou seu fãn SARAFA!!!!
: D
E se fosse vc sarafa, o que faria, subiria no palanque de collor sobre o unico aplauso de noblah e da globo???