Foto: Arthur recebe certificado do Grupo Raio de Sol; na foto com o presidente do Raio de Sol, João Lima, um paciente e a diretora presidente da FHemoam, Leny Passos.
O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB) foi homenageado ontem, sábado (18/12), pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam) e o Grupo de Apoio Raio de Sol, que oferece assistência a crianças e adolescentes em tratamento de doenças do sangue.
A solenidade de homenagem a “Parceiros pela Vida” foi realizada no auditório da FHemoam, às 10h, durante a Festa de Natal das crianças.
Além do senador Arthur Virgílio Neto, a FHemoam premiou com o Troféu Dr. Luiz Gonzaga dos Santos, o governador Omar Aziz, o secretário de saúde Dr. Wilson Alecrim e o senador Jefferson Praia. Todos foram homenageados por terem demonstrado, ao longo dos anos, incondicional e relevante apoio à causa da hemoterapia e da hematologia no Estado do Amazonas. Arthur recebeu do Grupo Raio de Sol um certificado em agradecimento à solidariedade e apoio demonstrados.
A diretora presidente do Hemoam, Dra. Leny Passos, agradeceu a ação do senador Arthur Virgílio Neto que apresentou e conseguiu aprovar emenda ao Orçamento 2011, destinando R$ 37 milhões para a construção do Hospital do Sangue. “O Hospital do Sangue é um anseio da população e que vem atender à norma técnica e todas as legislações pertinentes para a oferta de serviços de excelência em hematologia e hemoterapia”.
Arthur disse que cumpriu promessa feita à diretora do Hemoam, quando, em março deste ano, a seu convite, percorreu as instalações daquele banco de sangue e se inteirou do projeto de sua remodelação, que inclui a construção de um prédio e a aquisição dos equipamentos necessários. Arthur lembrou que, nessa visita, em conversa com pacientes e funcionários, tomou conhecimento das dificuldades existentes para alguns tratamentos. Para fazer certos exames, como os de ultrassom e raio-X, pacientes, inclusive com baixa imunidade, têm de ir a outros locais. “A transformação do Hemoam em hospital resolverá tudo isso”, observou.
Ele lembrou que o Hemoam, vinculado à Secretaria estadual de Saúde, é centro referencial de diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas na região Norte. “É uma homenagem que presto a todos os amazonenses contribuir para que o Hemoam seja ampliado, modernizado e transformado em hospital”, afirmou.