O cronista esportivo Arnaldo Santos recebeu a mais alta comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Medalha Ruy Araújo, nesta quarta-feira (17). A propositura é do deputado Serafim Corrêa (PSB) e foi aprovada por unanimidade pela Casa.
“Arnaldo dedicou os últimos 56 anos da sua vida ao bom esporte e, nada mais justo do que homenageia-lo com a Medalha Ruy Araújo como um reconhecimento a tudo aquilo que ele fez, seja como cronista, dirigente esportivo, atleta e treinador. Ele embalou muitas gerações com o programa de televisão ‘AS nos Esportes’, campeão de audiência da época, que ficou famoso com o bordão ‘Seja bom menino, bom aluno e bom de bola, porque craque na bola é craque na escola’. Gerações e gerações cresceram ouvindo e vendo Arnaldo dizendo isso na televisão. Pregando o esporte como uma alternativa para fugir das drogas, há 40 anos, quando ainda não era o flagelo que é hoje. Essa homenagem pode até ser tardia, mas justa e merecida ela é”, disse Serafim.
Durante seu discurso, o parlamentar fez alusão e pediu aos convidados uma salva de palmas ao ícone do esporte local, Amadeu Teixeira.
Arnaldo Santos, amazonense que cresceu no bairro da Cachoeirinha, emocionado, reviveu e dividiu muitas histórias de sua vida e do esporte com a plateia. Ele destacou a história do menino Tenório Telles, vindo do município de São Tomé do Purus, no AM, e que veio morar no bairro Educandos para estudar na capital. “Ele ficava na janela dos vizinhos para assistir ao ‘AS nos esportes’, estudou, se dedicou e hoje, o poeta e escritor Tenório integra a Academia Amazonense de Letras”, contou.
O cronista encerrou o seu discurso deixando um recado para a sociedade. “Todos os dias somos chamados a um grande desafio, o desafio da vida. Só experimenta a vitória quem tem coragem de arriscar. Os desafios nos ensinam a viver. É preciso amar a vida e querer vivê-la com intensidade. A minha vida eu construí tendo a bola como parceira e cúmplice do meu próprio destino”.