Deve ser reconhecido como um grande êxito a privatização da telefonia no Brasil. Por outro lado, serviços públicos concedidos devem ser monitorados e fiscalizados. Quando não funcionam, deve haver punição. Claro que cada caso é um caso e sempre deve ser assegurado o amplo direito de defesa e o devido processo legal.
No caso da telefonia, Manaus tem sofrido muito. Toda final de semana tem um apagão na telefonia celular. Já na Internet banda larga esse sofrimento é diário. Vive caindo, vive em pane.
Pois bem. Em São Paulo a banda larga funciona muito bem, mas esta semana teve uma pane. E aí a ANATEL imediatamente caiu em campo. Já noticiam que haverá um desconto pelos serviços que deixaram de ser prestados. Se fizessem isso aqui talvez tivessem que devolver dinheiro aos assinantes. Além disso, multas.
A pergunta que não quer calar é: a ANATEL é do Brasil ou é só de São Paulo? Por que isso que aconteceu lá uma vez, acontece aqui todo dia e nada é feito.
Aliás, numa dessas panes da banda larga de Manaus tentei falar com o telefone que atenderia os clientes. Depois de muitas idas e vindas, sendo sempre atendido por máquinas, terminei conseguindo falar com uma telefonista que carregava nos “erres”. Não me contive e perguntei em que cidade ela estava. “Em Americana”, respondeu.
Com a palavra a ANATEL.
Não há problema nenhum. É só “maldade” do povo. Problemas só ocorrem quando as empresas são públicas. Afinal, só empresário do setor privatizado é que sabe administrar. Por isso é que a internet nunca dá problema no sul e é perfeita em Manaus. Aliás, se der algum problema em alguma empresa privatizada, é só re-privatizá-la! O segredo do sucesso é a privatização: não caem prédios construídos por empresas privadas, não caem aviões de empresas privadas, não morre ninguém em hospitais privados. É uma panacéia essa privatização!!!
O importante é continuarmos difundindo o discurso neo-liberal, mesmo que ele tenha fracassado e provocado essa crise!!!
Tenho problemas constantes de conexão banda larga de determinada operadora.A desculpa deles é que existem tecnicos trabalhando para melhora o serviço, porém sempre há problemas.
outra coisa que percebo é que os poderes públicos constituídos não fiscalizam essas empresas, na maioria das vezes penso que recebem algo para ficar calados.(quando na verdade foram eleitos para defender o povo e não as empresas)
Por isso as empresas que chegam aqui fazem o que bem entendem, se á propina não há fiscalização.
um abraço.
Daniel Costa
Meu caro Sarafa, não é que a Anatel é Paulista não. É que o Amazonas pra eles, não existe.Ironicamente eles pensam que aqui só tem índios, e que estes não usam celulares. O fato é que temos que ser irônicos com esses caras. É óbvio que eles sabem que Manaus está um caos na telefonia celular e na banda larga de internet. E aqui nunca teve banda larga, banda larga de 200 kbps???? Francamente!!! O problema é quea solução envolve muito dinheiro, pelo que sei, eles teriam que por no ar outro satélite pra atender a região norte, e isso seria inviável, tal a demanda de consumo, proporcionalmente, ser muito baixa.
Estou com reclamação aberta na ANATEL contra a Oi, por cobrança indevida e inturrupção do meu serviço há 32 dias.
Dei entrada no juizado especial, pois não obtive êxito nem na ANATEL, muito menos no PROCON.
Amazonas….
“Para que não caia no esquecimento, vamos registrar como foi a privatização da Telefonia. As operadoras de telefonia são as campeãs de reclamações nos PROCONs. Essas reclamações são retratos do desmantelamento da telefonia no país. A telefonia sofreu um processo de sucateamento desde antes da época das privatizações das teles.”
Luiz Alphaplus, do Polêmica S.A., engenheiro especializado em telecomunicações. Em 11/04/2007 07:40