A mudança foi para melhor?

Hoje, dia 30, está sendo entregue a passagem de nível da Paraíba, uma das três obras do Complexo Viário Efigenio Sales que, quando ficar pronto, vai permitir um corredor da Bola da Suframa até a Estrada da Ponta Negra com apenas dois sinais, um em frente ao Makro e outro em frente à UFAM.

É sempre bom lembrar que o projeto do Complexo, a licitação e a contratação da obra foram feitos na minha administração. E quando deixei a Prefeitura ficaram, também, os recursos contratados com a Corporação Andina de Fomento – CAF – no valor de US$ 75.000.000,00 para concluir as duas obras (Paraíba e Coroado), já que o tríplice viaduto da Recife eu inaugurei, juntamente com a nova Maceió, que deu um escoamento fantástico ao transito naquela área da cidade. Desse contrato vão sobrar recursos para outras intervenções viárias em outras áreas da cidade.

Não adianta querer tirar o mérito da minha administração porque é evidente tudo o que foi feito, principalmente os recursos que ficaram. Melhor do que isso, só mamão com açúcar.

A obra vai melhorar o transito imediatamente no sentido centro-bairro, mas poderia ter melhorado muito mais se o projeto original não tivesse sido alterado e invertido como se vê pelas fotos. Compare e veja se a mudança foi para melhor.

Veja como seria o projeto do Prefeito Serafim:

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a) O motorista que seguisse pela Umberto Calderaro poderia seguir no mesmo nível para o Parque Dez, fazer conversão à direita no sentido da Bola do Coroado e à esquerda no sentido do Viaduto Miguel Arraes. Quem saísse do Posto Tupinambá pelo lado da Umberto Calderaro teria essa mesma liberdade nos três sentidos;

b) Quem trafegasse pela Efigênio no sentido Bola do Coroado – Viaduto Miguel Arraes poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar à Bola do Coroado, seguir direto através da passagem subterrânea (e não de nível, pois só é passagem de nível quando está no mesmo nível e cruza com linha de trem) ou fazer conversão à direita no sentido do Parque Dez;

b) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar no sentido do Amazonas Shopping ou seguir direto pela passagem subterrânea até a Bola do Coroado. Nesse mesmo sentido, para seguir em direção ao Parque Dez, teria que entrar antes à direita na Rua Stênio Neves, seguir até a Umberto Calderaro e descer em direção ao Parque Dez. Quem saísse do Posto Tupinambá pela Efigênio Sales poderia retornar (no mesmo nível) no cruzamento e voltar em direção ao Amazonas Shopping.

Veja como ficou o projeto do Prefeito Amazonino:

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a) O motorista que descer pela Umberto Calderaro poderá ir ao Parque Dez passando direto por baixo da passagem subterrânea, fazer conversão à direita no sentido da Bola do Coroado e fazer conversão à esquerda no sentido do Viaduto Miguel Arraes, não sem antes seguir até o passeio do Mindú, fazer retorno à esquerda através de uma alça, voltar pelo contra fluxo da Umberto Calderaro e então dobrar à direita no sentido do Viaduto Miguel Arraes;

b) Quem trafegar no sentido Bola do Coroado – Viaduto Miguel Arraes poderá seguir em frente no mesmo nível, dobrar à direita no sentido do Parque Dez ou retornar à Bola do Coroado seguindo direto até a Rua Adelson Veras, primeira rua à direita depois do Viaduto Miguel Arraes, ir até a Av. Mario Ypiranga, subir o Viaduto Miguel Arraes à esquerda e seguir direto em direção à Bola do Coroado;

c) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderá seguir direto no mesmo nível até a Bola do Coroado. Se quiser retornar deverá seguir direto até a Av. Via Láctea no Conjunto Adrianópolis, seguir por ela, dobrar na primeira rua à direita, seguir sempre à direita até chegar na Umberto Calderaro, passar por baixo da passagem subterrânea, retornar na alça do Mindú e então dobrar à direita na Efigênio Sales em direção ao Amazonas Shopping. O mesmo trajeto pode ser feito para acessar o Bairro Parque Dez passando direto por baixo da passagem subterrânea.

d) Quem sair do Posto Tupinambá e quiser ir ao Parque Dez pelo lado da Umberto Calderaro terá que se espremer lá no canto do posto e tentar cortar o tráfego para acessar a passagem subterrânea. Se quiser seguir em direção ao Amazonas Shopping terá que fazer o mesmo procedimento anterior, retornar na alça do Mindú, voltar no contra fluxo e dobrar à direita na Efigênio Sales.

27 thoughts on “A mudança foi para melhor?

  1. O projeto primeiro é melhor que o atual.
    E, na minha humide opinião, o problema maior será quando estiver pronta a Avenida das Torres que já tem um defeito na sua concepção, de não ligar-se ao viaduto do Coroado…
    O projeto original, se construído como projetado, apresentaria, sempre, duas vias de escoamento em cada direção…
    Dá pra refazer a obra?

  2. Como tudo nessa “administração”, o re-projeto me parece a bagunça usual velha de sempre!

    *Confusing as Hell*

    Sarafa,Feliz Ano Novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Devo concordar ….

    Não sou engenheira, nem fiscal de trânsito, para dar um parecer técnico sobre as alterações; porém sou uma cidadã que enfrenta trânsito todo dia, que vê seu dinheiro indo embora nesse preço absurdo da gasolina e a mesma evaporando nos desvios criados para “melhorar o trânsito”. Só espero que pelo menos a sinalização esteja no seu devido lugar; pq com os inúmeros “corujinhas” que estão instalando na cidade, só nos resta as multassss pra completar.

  4. Tá, tudo bem ter mais disponibilidades (lê-se: Retornos) de caminhos no projeto original é muito cômodo… mas será que vocês não se tocam que quanto mais retornos, mais congestionado fica o transito??? Imagina como seria o trânsito com esse projeto original… Igual ao das passagens de nivel do Amazonas shopping que fica congestionado até o eldorado?? Tudo porque em cima dela tem confluências de retornos. E vcs exageraram no drama quanto a esses caminhos assinalados, quem vai sair pela Efigenio Sales
    (em direção ao Amazonas Shopping) não precisa ir para Paraíba pegar o retorno quando pode ir direto por cima da passagem. Coerência na hora de criticar, né?!

  5. Sarafa, a minha crítica é com relação àquelas máquinas de carregar cartão passafácil, ninguém consegue carregar nossos créditos, pois estão sempre sem comunicação com o servidor. Eu entro em contato com o sinetram e eles jogam a responsabilidade pra dataprom que é a responsável pelo sistema. Pra nós que trabalhamos a semana inteira, só podemos carregar nossas carteiras aos sábados domingos e feriados. Por que o nosso horário de trabalho coincide com o horário de funcionamento do sinetram, que é o único lugar onde podemos carregar nossas carteiras, e ele não funciona aos sábados, domingos e feriados. A única máquina que tinha disponível aqui no terminal 3 da cidade nova, eles simplesmente retiraram e nos deixaram a ver navios. Acho que eles fazem isso para arrecadar mais dinheiro, por que cada vez que saímos para carregar nossos créditos, somos obrigados a gastar mais 2 para irmos ao sinetram. Solicito que através de vocês possam nos ajudar a resolver este problema, se possível junto até com o Ministério Público.

  6. Serafim, pela imagem teu projeto seria mais veloz que o do Amazonino,realmente o projeto dele é um “COMPLEXO VIÁRIO”, complexo demais, pois ninguém entendeu por que complicar a vida dos motoristas.Espero que não, mais no projeto do Amazonino na Humberto Calderaro,após a passagem subterrânea no retorno indo em direçâo ao Amazonas Shopping pode haver engarrafamento,espero que não, pois torço por manaus.
    Abs.
    Daniel Costa.

  7. Assidentes à vista!!!
    Principalmente para quem quiser se espremer ali no Posto Tupinambá.

  8. Há um termo muito comum para atitudes como a da atual administração, mas, por ser impublicável, não o repetirei aqui. Eu tenho outro similar: “Papagaio come milho, o periquito leva a fama.”

    Infelizmente, o povão não acompanha o devir da política local e vale o que é dito por último, sempre.

  9. Realmente… vai melhorar e muito o transito quando estiver pronto todos os complexos.. mas que ficou uma merda, essa mudança, ficou!

    Fizeram uma volta imensa de quem desce a paraíba e vai para darcy vargas… aff

  10. Só pelos dois retornos possíveis sobre o viaduto no projeto do Serafim já seriam suficientes para decidir sobre o melhor projeto. Para quem desce a Ephygenio Salles no sentido do amazonas Shopping só poderá fazer retorno na passagem de nivel da Constantino, que é muito distante…O mesmo acontece no sentido inverso, quando o retorno só poderá ser feito na bola do Coroado. Dois grandes problemas…

  11. Eu só espero que esse “viaduto” não sofra alagamentos, pois não vi drenagem nele. Mas viram a capa asfáltica dele? Parece mais as aplicadas em ramais nas BRs da vida.

    É isso aí!!!

    Não foste tu, Manaus, que colocou este ser de volta ao poder? Então, minha cidade sorriso amarelo, agueeeeeenta que é de menta!!!

  12. Sarafa, você diz que o Amazonino não esquece você mas você não esquece ele. A cada dez postagens suas 9 são sobre o Amazonino.

    Não Serafim. A obra não está ruim. Está muito boa e a vazão, o fluxo estão ótimos. Tanto faz se seria de uma forma ou de outra. O resultado é o mesmo.

    Como o colega falou aí em cima, Coerência na hora de criticar. Deixe o prefeito trabalhar, a sua hora já passou Serafim. Não adianta morder os lábios por que você não teve competência pra fazer a obra.

    Você já parou pra pensar que essa mudança tornou a conclusão da obra mais ágil? Se fechassem a efigenio sales na contrução como que os motoristas dalí seguiriam o seu fluxo? teriam que pegar aquela rua atrás da manaus energia pra depois pegar a paraiba com milhares de carros, pra depois pegar o adrianopolis pra voltar pra efigenio sales?

    Não há nesse blog uma sugestão de proposta, nada construtivo. Estão iguais Amazonino e Serafim, um vive em função do outro.

  13. Para aqueles que vem pela Paraíba e utilizavam (até então) aquela rua (alternativa)da direita metros antes do complexo viário cujo destino é a via láctea para em fim chegar naquele cruzamento da efigenio proximo ao TCE. Permanecerá aquela trajetória? caso contrário, qual caminho poderei utilizar com essas mudanças? pois o meu trabalho é bem ao lado do TCE.

  14. Complicado, mudou para maquear, como o triste comentário que amazonino fez na inauguraçao da obra, acusando o ex-prefeito de nao ter obra, esta cego, ou como sempre iludindo o povo, a boa do momento é a incerteza na educaçao, o incopentente secretário sai ou nao, por via das duvidas nomearam um mauricinho engomado, para o cargo de sub, a perola do ano foi o departamento de gestao educacional da semed que faz assessoramento pedágogico como professores e alunos e professores de ferias e escolas fechadas em pleno dezembro, fora o o forum de alfabetizaçao sem professores que foi realizado hoje, com professores de ferias, quanta competencia, coitados dos alunos, um ano se passou nossa educaçao esta parada, isso é que experiencia administraviva…
    que Deus nos proteja desses no proximo ano…

  15. Não, Carlos, o retorno para quem vai no sentido Bola do Corô-corô –> Amazonas Shopping pode ser feito antes, à direita, na Rua Adelson Veras [rua antes do semáforo em frente a UEA (UTAM)].
    No sentido inverso – Shopping –> Corô-corô – o retorno pode ser feito logo após a descida da alça do viaduto na Ef.Sales, à direita, na R. Stênio Neves, também à direita, para chegar até a Paraíba, descê-la, fazer o retorno na Shizen… só isso….hehehehe…

    E verdade, porém, que o projeto anterior me parece bem mais racional.

    Aliás, aproveito pra perguntar pro Sarafa: por que será que o projeto original não foi mantido???

  16. Sarafa meu irmão querido, feliz ano novo para vc e familia que a paz do Senhor o acompanhe!!!!!!!

  17. Caro Serafim, acho que deverias fazer essa comparação por meio da televisão onde o povo tem mais acesso. Aproveite os convites e mostre isso. Pense que você deve atingir o povo e lembre que a maioria não tem internet e nem sabe informática. Só vim saber que o projeto foi alterado quando acessei seu blog senão ficaria como está, ele dizendo que inaugurou um viaduto em seis meses e levando todo crédito. Boa sorte em 2010 e muita paz e alegria para toda a sua família. Que Deus lhe abençoe.

  18. Apesar dos exageros do tipo “…Quem saísse do Posto Tupinambá pelo lado da Umberto Calderaro teria essa mesma liberdade nos três sentidos…” (Qual motorista responsável teria a coragem de atravessar as 3 faixas de uma via expressa em horário de pico?), o projeto original é superior ao primeiro.
    Boa crítica, mas o excesso de “eu” prejudica imensamente a mesma.

  19. A verdade é que os dois projetos são ridículos! Logo estarão obsoletos pra Manaus!

  20. Era justamente isso que tava pensando. Quem mora neste prédio próximo ao posto de gasolina, teria que utilizar o posto para conseguir ir para a bola do coroado. Acho que pelo menos nesse quesito é melhor o projeto do Atrazonino.

  21. Gostaria de fazer uma correção.
    O dito corredor viário, entre o CCPA (antiga bola da suframa)e a estrada da Ponta Negra, continuará tendo 4 sinais, e não 2.
    O primeiro em frente a UFAM, o segundo em frente ao MAKRO, o terceiro em frente a feira do JAPIIM, e o quarto em frente ao posto de gasolina da SHELL. Local esse que recebe o fluxo da av. Santa Cruz Machado e av. Gen. Rodrigo Otávio.
    Seria interessante se os sinais da feira e do posto de gasolina tivessem sido considerados no projeto, pois continuam sendo pontos de gargalo do trânsito desse sistema viário.

  22. Boa noite a todos.
    É lamentável ainda ver tanto sinal nesta cidade sem muita utilidade. Portanto, vendo a distância entre “Bola do Coroado” atual complexo “Gilberto Mestrinho” até a entrada da UFAM e mais um pouco o retorno em frente ao MAKRO, veremos que há 3 sinais, isto é, sem levar em consideração os 2 sinais mais adiante.
    Vejam só, se houvesse 8 sinais abaixo do complexo viário, todos os 3 de dentro da bola dando livre acesso ao condutor na bola, apenas um destes 4 sinais antes da entrada (sinal aberto) estaria fechado. Se esses sinais estivessem um tempo de 2 (min) cada, alternando em sentido horário, teriamos um melhor fluxo tanto no complexo quanto mais adiante. O sinal do MAKRO não vejo tanta importância uma vez que mais adiante já está um sinal para retorno. O redutor de velocidade não seria necessário antes do complexo (de quem vem da UFAM) uma vez que o sinal da UFAM teria 2 min de tempo. No complexo viario abaixo, cada sinal teria 2min, porém é claro cada condutor teria de aguardar 8min cada vez que o sinal em sua via fechar. No entanto, para ser mais eficaz teriamos 4 cameras uma em cada rua antes da entrada na bola, uma central com apenas um azulzinho estaria monitorando os sinais ou colocaria todos em modo automatico (2min cada). Dessa forma nosso dinheiro seria melhor usado, não haveria aquela fuzuca das 7:00 da manhã abaixo daquele complexo, e teriamos de esperar 8 min, muito melhor doque ficar por horas andando metro a metro chegando a levar mais de 30min até a bola.
    Vai ai uma dica de ouro para que quiser se promover. Só falta punho para agir.

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