Denunciamos no passado algumas medidas da prefeitura de Manaus que visavam aumentar a arrecadação elevando impostos em nossa cidade. A logica ideal é que você aumente os investimentos com cortes de custeio, ou seja, naquelas despesas que podem e devem ser cortadas sem causar prejuízos para a população.
A lógica da administração atual nao foi essa. Entre cortar gastos superfulos como o repasse imoral de dinheiro para ONG’s de fachada, como aconteceu no réveillon e aumentar impostos, Amazomino optou pela segunda alternativa.
Ontem, o jornal “Diário do Amazonas” trouxe como manchete: “Carnê do IPTU sai em maio e inclui mais 123 mil imóveis”. Qual foi a lógica do novo IPTU? Incluir entre os pagantes pessoas que antes nao pagavam, ou seja, mais 123 mil famílias vão passar a pagar IPTU em nossa cidade para que a administração municipal possa ter mais dinheiro em caixa.
As pessoas incluídas são preponderantemente pessoas humildes, carentes e que nao podem pagar mais um imposto. Avisamos no passado que isso aconteceria, mas Amazonino, seus secretários e sua base submissa e subserviente na Camara Municipal de Manaus, diziam que nós mentíamos. Agora, as máscaras vão cair e quem nao pagava IPTU, vai pagar; quem pagava pouco vai ter o valor do seu imóvel reajustado e consequentemente seu IPTU aumentado.
O próximo golpe será a cobrança da taxa do lixo que virá para saquear os bolsos dos manauaras e o pior de tudo isso é o fato de vermos uma prefeitura perdida, sem trazer para a população as respostas necessárias para o caos que se instalou no trânsito, na saúde e na educação.
Vivemos em uma cidade em que o prefeito perdeu o comando e quem nos comanda são secretários que nao possuem o mínimo de compromisso com a cidade. Vemos isso todos os dias, na ausência de políticas publicas capazes de resolver de fato os problemas de uma cidade que nao vê a hora de viver em melhores caminhos e rumos.
Até quinta!