Em recente reunião, ouvi um jovem dizer que não tinha um único amigo com ideais. Eram quase onze horas da noite. Eu disse aos que ali estavam, inclusive os pais dele, que iria colocar a frase no Twitter e esperar as respostas. Escrevi. @Sen_Cristovam: Ouvi, há pouco, de um jovem: “não tenho amigo com ideais”. O que vocês, jovens, acham deste desabafo? Em menos de um minuto começaram a chegar comentários. Às onze horas já eram 66 respostas e, doze horas, depois cerca de 200 manifestações. E elas continuam chegando mesmo passados alguns dias. O conjunto dessas respostas coloquei de volta no microblog (http://twitter.com/Sen_Cristovam) sob a forma de um link.
Trecho de “Ideais da Juventude”, do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF). Clique aqui para ler a íntegra do artigo. |
AS ELEIÇÕES parlamentares no Brasil ocorrem num quinto plano, como se não tivessem importância. Minimizadas pela cobertura da imprensa, ridicularizadas pelas aparições na TV e não alcançadas pelas pesquisas, os curiosos só vão descobrir o resultado da eleição proporcional com a publicação dos nomes pelos jornais no dia seguinte. Ali, um ou outro garimpa o seu candidato. E os analistas tratam, então, graficamente, da composição do novo Congresso. Num quadro pluripartidário inorgânico como o brasileiro, se tem dito: “tanto faz”. Afinal, nenhum partido chega perto dos 20% na Câmara dos Deputados. E o Executivo contrata a sua maioria.
Trecho de “Resistência parlamentar”, do ex-prefeito César Maia, do Rio de Janeiro. Clique aqui e leia o artigo na íntegra. |