Todos os dias centenas de garis, homens e mulheres simples, trabalham sob sol e chuva para a manter a cidade limpa, retirar lixo dos igarapés, pintar meio-fio. São homens e mulheres quase invisíveis, só os percebemos nas suas ausências, no lixo nas ruas, no mato nas calçadas.
Os garis da cidade de Manaus foram traídos pelo Prefeito que, prometeu mundos e fundos na campanha, prometeu construir casas para eles quando tomou posse, mas, como Judas Iscariotes, os apunhalou pelas costas, demitindo 300 só na última quarta-feira.
São pais e mães de família jogados no olho da rua sem qualquer explicação. São homens e mulheres como:
José Raimundo* (45 anos). 18 anos de prefeitura, 14 férias acumuladas. “Só recebi as férias durante os quatro anos do Serafim”. Que recebeu a noticia de que estava demitido quando roçava no campo de trabalho.
Marizete Alves* (49 anos) – Trabalha na prefeitura há mais de 20 anos, e tomou um choque quando soube da demissão. Nunca foi tão maltratada como nesta administração. Disse que não recebe material de proteção ou farda.
Raimunda Pereira* (54 anos) – Há 18 anos trabalhando na função de gari. Estava de licença médica por ter sofrido um acidente de trabalho quando foi demitida. Apresentou um laudo médico, mas a assistência social da Semulsp não deu entrada e nem protocolou.
Valdenor Santos* (48 anos) – Desde 2005 trabalhando na prefeitura. Caiu em um buraco enquanto fazia um trabalho de jardinagem. Também teve que fazer uma cirurgia porque uma máquina de trabalho acertou os seus testículos, e ainda assim teve que trabalhar. Depois que voltou da licença, trabalhou dois dias até ser demitido.
Feliciano Souza* (35 anos) – Há 16 anos trabalha na prefeitura.Teve hérnia de disco e foi demitido quando estava de licença médica.
São heróis urbanos que do suor diário dos seus rostos tiram o pão que chega a mesa das suas famílias. São homens e mulheres simples desesperados pela atitude insana e arbitrária de um Prefeito que descumpre uma decisão liminar de um desembargador que proíbe a demissão dos que têm mais de 5 anos.
A cidade está triste pelo desrespeito com seus 300 garis.
PS. Chico Mendes, tome vergonha! Você é um covarde que só é valente com pessoas humildes. Vou te desmascarar!
* nomes fictícios para evitar retaliações.
Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br
EU DIRIA UM POUQUINHO MAIS…A CIDADE NÃO ESTÁ APENAS TRISTE COM ESSA COVARDIA DESSE EXECUTIVO. A CIDADE ESTÁ INDIGNADA!!!! COM SEDE DE JUSTIÇA!!
Vereador fiquei curioso com a observação “Nomes fictícios para evitar retaliações” será que ha maior castigo para quem trabalhou em baixo de sol, chuva, desentupindo esgotos, carregando lixo, se expondo diariamente a doenças sem EPI Equipamento de Proteção Individual do que ser demitido sem receber os seus direitos, ainda tem coisa pior que isso? É possível haver retaliação após ser colocado no olho da rua?
O que mais me revolta… é que desses 300 garis… 80% votaram nele… Será que eles estão satisfeitos agora.
Prefeito incoerente,demite trabalhadores e faz acordo espúrios (Terreno do Manoa) com seus amigos. Esses trabalhadores são pais de famílias que diariamente enfrentam o sol escaldande de Manaus para sustentar suas famílias. Serão indenizados pelos anos dedicados a Prefeitura? Foram avisados previamente ? É um absurdo. Vamos protestar e tomar outras medidas necessárias vereador.
Daqui a dois anos tem eleição para Prefeito novamente..Votem no senhor promessa mais uma vez.
ACABARAM DE PROIBIR AS PULSEIRINHAS EM MANAUS,JA VI UMA LEI DESSAS NA EPOCA QUE O ARTUR ERA PREFEITO E APARECEU UMAS BALAS QUE DIZIAM TER COCAINA DENTRO E O ENTÃO PREFEITO ARTUR NETTO FOI PRA TV E ANUNCIOU UMA LEI QUE TINHA O NOME DE UM FILHO DELE QUE PROIBIA CAMELOS TANTOS METROS PERTO DE ESCOLAS,KAKAKAKAKAKAKAKAKAK…..MAIS UMA PIADA,ISSO É QUESTÃO DE CULTURA E EDUCAÇÃO ONDE JOVENS ADOLECENTES NÃO TEM OPÇÃO A NÃO SER SE DIVERTIR COM BESTEIRAS E IDIOTICES E A PROPRIA IMPRENSA FOI QUEM DIVULGOU A ROTINA E REGRA DAS PULSEIRAS.DIVERSÃO DE POBRE SÃO ESSAS COISAS BARATAS COMO DANÇAR FORRO,FUMAR CRACK,CHEIRAR COLA,TOMAR CACHAÇA,FUMAR CIGARRO E MACONHA,FAZER PARTE DE GALERA JA QUE O ESTADO ESTÁ AUSENTE,JA ESTOU PREPARADO PRA VER OS ABSURDOS QUE VIRÃO NESSE ANO DE ELEIÇÃO,POVO SEM MEMORIA QUE ESQUECE RAPIDO AS ELEIÇÕES PASSADAS ONDE OS QUE SE ELEGERAM AINDA NÃO CUMPRIRAM AS PROMESSAS E JA ESTÃO INDICANDO PARCEIROS.
MORO NA ZONA LESTE E PARECE QUE ESTOU VENDO CANDIDATOS NA FEIRA DOMINGO COMO:KENZO CASTELO BRANCO E PAI,SINÉSIO ,WAISER BOTELHO O PIOR DE TODOS,HENRIQUE CABEÇÃO E OUTROS GIGOLOS DA MISÉRIA ALHEIA,TALVEZ EU TAMBEM VA ENCHER A CARA NESSA ELEIÇÃO POIS SINCERAMENTE ACHO QUE NÃO VAMOS TER CANDIDATOS DIGNOS DE NOSSA CONFIANÇA,EM UM ESTADO EM QUE QUASE TODAS AS MANCHETES EM BLOGS E JORANAIS SÃO POLITICOS,POLICIAIS E EMPRESARIOS INFLUENTES ACHO QUE É HORA DE APOSENTAR MEU TITULO DE ELEITOR.
QUANTA VERGONHA HEIM MAL MENINO?
USOU É ABUSOU DESSE POVO,E AGORA VC USA UM ANALFABETO QUE MAL SABE ESCREVER O SEU NOME!
MEU DEUS O QUE ESPERAR DESSES GOVERNANTES?
AINDA BEM QUE ESTOU BEM LONGE DAÍ!
MARCELO RAMOS NÃO PERDOA, DA-LHE CORO NESSE PREFEITINHO CAQUETICO E ULTRAPASSADO, QUE POR SINAL JÁ ESTÁ COM O PÉ NA COVA!
RSRSRSRS,AINDA BEM QUE NOSSOS FILHOS NÃO TERAM ESSA RAÇA DE POLÍTICOS POR PERTO!
ABRAÇOS!
PAU NO LOMBO DESSA RAÇA!
Se foi provado que o ex-presidente do TRE o ajudou em sentenças, a CMM tinha que abrir um inquerito para pedir sua renuncia.
Eles pediram isso. Pois a maioria votou no atual prefeito. Eles diziam na época da gestão do Sarafa, que viviam no inferno. Agora estão vendo o que realmente é o inferno. Eu lembro que eles riam da nossa cara (eleitores do Sarafa), dizendo que nós íamos perder, que perderíamos a boca… Tá aí, tem mais é que ficar quietinhos, pois queriam tanto o “Negão” deles, o Chico Mendes. Eles tem o que queriam e o que merecem!!! Tem rir agora!!!! Eu tenho pena, é de quem não votou no atual prefeito e está pagando o mesmo preço.
Me desculpe,mais vc também demitiu os garis no fim da sua administração.Então o prefeito e o ex prefeito foram covardes em demitir os mais fracos e deixar seus apadrinhados recebendo sem ter direitos.
O nosso atual prefeito da ‘desconstrução de Manaus’hoje fala em não concorrer ao governo,será que ele se tocou que não há mais espaço pra gente do tipo dele?é incrível como houve pessoas que elegeram esse cara novamente,e o que ele faz?pisa em pessoas humildes,as mesmas que o elegeram,mas pelo menos há um ponto positivo,ele tá cavando a própria cova,seus próprios eleitores estão arrependidos.Parabéns a todos do PSB,nós temos uma voz através de voces.
Como judicialmente acho que os que têm mais de 5 anos podem voltar, imagina o que eles passariam com aquele canalha do Chico Mendes se fossem identificados? Foi só por isso que preservei os nomes.
Boa noite, sou radical em relação a situação dos garis, acho que a forma legal de acesso a um cargo público, é através de concurso, qualquer outra coisa que fuja disso, é injusto com aqueles que querem entrar, mesmo que o cargo seja o de gari. Ora, a Prefeitura não é cabide de emprego, além disso, a impressão que tenho é de que os garis se recusam a fazer concurso por intenderem que não conseguiriam ser aprovados por terem que concorrer com universitários ou outras pessoas mais bem preparadas. Fala-se também que essas pessoas se fossem aprovadas, se recusariam a varrer rua. Eu discordo, acho que isso seria facíl de se resolver, bastaria que no edital se colocasse uma cláusula que obrigassem eles a fazer esse serviço sob pena de serem exonerados.
Acho,sim que todos essas pessoas tem sim direito ao seu trabalho,mas de forma que se não fosse tirado também os seus direitos de fazerem o concurso para a mesma função em que já ocupam assim poderia-se fazer uma taxa de inscrição á um preço acessivel aos mesmos e com a restricção de que o candidato de ‘fora’se comprometesse á permanecer na função a qual se canditou e assim fara-se uma reciclagem para aqueles que realmente querem trabalhar.mas agindo dessa forma o senhor prefeito so mostra como não tem respeito algum por mais uma classe de trabalhadores.