Fundada no dia 4 de abril de 1837 a Polícia Militar do Amazonas comemorou seus 174 anos com um histórico de relevantes serviços prestados pela corporação ao povo do Estado do Amazonas.
Nesse momento de comemoração, aproveitarei este espaço para tratar de medidas necessárias para valorizar a PM e recuperar a autoestima e o amor ao ofício dos seus praças e oficiais, construindo assim uma polícia eficiente no combate ao crime e cidadã na sua relação com povo.
Parto da premissa de que não existe política de segurança pública séria sem pagamento de bons salários aos policiais. Como pode um policial ser eficiente no combate ao crime enquanto sua família encontra-se desprotegida? Não pode! E essa é a situação dos nossos policiais hoje, já que o Amazonas não remunera dignamente seus policiais.
Os baixos salários pagos aos policiais, submetem estes a uma dolorosa e angustiante contradição. Ou utilizam suas folgas, abrindo mão do convívio familiar, para completar seus rendimentos com a GTE e dar uma pouco mais de dignidade pras suas famílias, ou optam por abrir mão da GTE para passar as folgas com a família e suas contas não fecham no final do mês. O Governo precisa imediatamente encaminhar à ALE a Lei dos Subsídios, incorporando a GTE aos vencimentos.
Além disso, os policiais precisam ter uma carreira com critérios claros de promoção por merecimento e tempo de serviço, valorizando a permanência na atividade policial e a qualificação profissional.
O sonho profissional de um PM, oficial ou praça, não pode ser, como é hoje, arrumar um cargo comissionado na ALE, do TJ/AM ou onde quer que seja. O sonho deve ser a certeza de que permanecendo na sua atividade fim de combate ao crime chegará ao topo da carreira e terá um salário que sustentará sua família com dignidade.
Uma polícia bem treinada, equipada e remunerada, é o que todos esperamos. Parabéns a Polícia Militar!
Marcelo Ramos é advogado e deputado estadual pelo PSB. www.deputadomarceloramos.com.br